Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programe-se Camerata Florianópolis volta com tudo

Publicado em 14/06/2017 Editoria: Cultura Comente!


Maria Victória

Maria Victória

Atendendo apelo do público, que lotou recentemente as duas apresentações, o espetáculo Especial Beatles volta ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 21h. O aplaudido show da Camerata Florianópolis é um tributo à banda formada pelos garotos de Liverpool, que durou pouco menos de 10 anos, tempo suficiente para marcar época e a história da música mundial.

A música dos Beatles é atemporal e revolucionária, continua a tocar nas rádios mundo afora e mantém até hoje uma legião de admiradores de todas as idades. Por isso, este espetáculo vinha sendo planejado há quase 10 anos pela Camerata Florianópolis. Em 2016, começou a ser colocado em prática pelo maestro Jeferson Della Rocca e pelo arranjador Alberto Heller. Neste ano foram convidados os músicos que compõem a banda e cantores, finalizados os arranjos e o Beatles Especial ganhou forma. A estreia repercutiu muito bem entre os que já assistiram e promete ainda muita emoção para aqueles que ainda não conferiram ou para quem deseja ver novamente.

Além dos músicos da Camerata, o espetáculo contará com a participação dos vários convidados: os cantores Dudu Filetti, Maurício Peixoto e Duda Medeiros, além da banda formada por Mateus Shaffer (guitarra), Paulo Back (baixo e vocais) e Richard Bondan (bateria). "Todos esses músicos são muito identificados e há muito tempo tocam os Beatles".  O show ainda traz participações especiais de Baba Junior (baixo) e Luciano Bilu (guitarra). A produção é de Maria Elita Pereira.

Com entusiasmo, o maestro Della Rocca explica como o projeto foi amadurecendo nesses quase 10 anos. "A gente chegou a tocar uma ou duas músicas durante o Rock&39;n Camerata, e o público sempre pedia mais. Não abríamos mais, porque queríamos fazer um espetáculo somente dos Beatles".

Construído a várias mãos, o tributo ganhou arranjos especiais, criados por Alberto Heller, que participa ativamente da Camerata Florianópolis, sendo responsável pelos arranjos de outros projetos de grande sucesso da orquestra, como o Rock´n Camerata, o Marley in Camerata e o Música para Cinema.

E como foi desenvolver os arranjos para o Especial Beatles?

"Optamos por preservar as estruturas originais. Mesmo assim, minha liberdade enquanto arranjador continua enorme, pois fica a cargo de minha criatividade o que cada instrumento da orquestra fará ao longo da música. Os músicos não são escravos da partitura, eles também agregam elementos e transformam o resultado final ao imprimir seu estilo, seu modo de tocar, sua história. O resultado final sempre guarda uma boa dose de surpresa", explica Heller.

50 ANOS DE UMA LENDA

A escolha deste ano para este novo projeto da Camerata não foi apenas por acaso. Em 2017, Beatles completa 50 anos do lançamento do álbum Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band, que a crítica considera uma de suas melhores obras. 

E como foram escolhidas as músicas?

"A gente ouviu o público, que pedia muito através de nossos canais de comunicação. O Alberto passou uma lista, as mais famosas, as mais lindas, as mais pedidas. E chegamos a 30. Mas o concerto só poderia ter 18. Assim, com dor no coração, a gente foi tirando até chegarmos nesse repertório, que ficou muito especial, pois tem uma música representando cada fase, cada álbum dos Beatles", conta Della Rocca.

"É um show para públicos de todas as idades e gostos. Imperdível!", resume o maestro.

 

O REPERTÓRIO

1. Sargent Peppers Lonely Heart Club Band

2. Eleanor Rigby

3. Hey Jude

4. Yesterday

5. Let it Be

6. Lucy in the Sky with Diamonds

7. She&39;s leaving Home

8. Pepperland

9. Penny Lane

10. In my life

11. Hello Goodbye

12. Help

13. All you need is love

14. The long and winding road

15. I want to hold your Hand

16. Here comes the Sun

17. Norwegian Wood

18. Abbey Road Medley (Golden Slumbers / Carry That Weight / The End)

 

FICHA TÉCNICA

MAESTRO: Jeferson Della Rocca

MÚSICOS: Dudu Filetti, Maurício Peixoto e Duda Medeiros, e banda formada por Mateus Shaffer (guitarra), Paulo Back (baixo e vocais) e Richard Bondan (bateria), com participações especiais de Baba Junior e Luciano Bilu

ARRANJOS: Aberto Heller

PRODUÇÃO: Maria Elita Pereira

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) Paulo Scarduelli

Comentários