Padre Ivanor Maciesc e Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis FOTO: Vitor Shimomura/Agência AL
O padre Ivanor Maciesc ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (1º) para anunciar a realização, entre os dias 16 e 20 de agosto na Expoville, em Joinville, do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom)
De acordo com Maciesc, esta é a primeira vez que o evento, realizado pela Igreja Católica com o objetivo de debater a comunicação como instrumento de evangelização e conscientização da sociedade, é realizado em solo catarinense.
Ao todo, disse, são esperadas 1,5 mil pessoas, entre profissionais da imprensa, representantes de TVs e rádios católicas, professores e estudantes da área, em torno do tema “Educar para a Comunicação”. “Queremos unir a força da Igreja, por meio de seus meios da comunicação, às universidades, aos estudantes e às pessoas que trabalham no meio, para discutirmos esse tema tão relevante.”
Entre os destaques do 10º Mutirão, que contará com palestras e oficinas, está a apresentação do secretário de comunicação do Vaticano, na noite do dia 16. “O secretário falará sobre o trabalho de comunicação na visão do Papa Francisco e também da Igreja Católica em âmbito mundial.”
Presente ao ato de lançamento, o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, também se manifestou sobre a realização do evento. “O Mutirão é um evento grande, no qual a Igreja enfrenta o desafio de utilizar os meios de comunicação para divulgar o Evangelho. Neste sentido, este encontro, que tem caráter nacional, é muito importante para Santa Catarina e por isso recebeu o apoio de todas as nossas dioceses, sobretudo a de Joinville, à qual coube a organização.”
Em aparte, os deputados Darci de Matos (PSD), Mário Marcondes (PSDB), Mauricio Eskudlark (PR), Cesar Valduga (PCdoB) e João Amin (PP) parabenizaram a Igreja pela realização do evento e por colocar o tema comunicação em debate com a sociedade.
› FONTE: Alexandre Back.AGÊNCIA AL