Entrega é obrigatória e torna-se mais fácil para o microempreendedor que controla as finanças em plataformas digitais
Na próxima quarta-feira (31) termina o prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) entreguem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. Quem não entregar o documento no prazo é punido com o pagamento de uma multa, cujo valor mínimo é de R$ 50 ou 2% ao mês-calendário ou fração, que vai considerar o montante de impostos decorrentes das informações prestadas na declaração, mesmo que esta tenha sido paga.
No documento, o microempreendedor deve informar a receita bruta total auferida no ano anterior, sejam elas referentes às atividades de comércio, indústria, serviços e transportes intermunicipal e interestadual. Eventuais empregos durante o período abrangido pela declaração também devem ser informados. A entrega do documento é totalmente digital, por meio do Portal do Empreendedor.
Os MEIs que mantém as informações fiscais, tributárias e contábeis organizadas saem ganhando na hora da prestação de contas. Para evitar que erros aconteçam — ou até o esquecimento do prazo —, o uso de soluções modernas contribui para a execução desse procedimento.
A gestão pode ser facilitada por meio de uma solução desenvolvida em Santa Catarina, baseada na computação em nuvem: o Asaas é um sistema de gerenciamento de pagamentos, emissão de boletos e controle de recebíveis criado pela fintech joinvilense que leva o mesmo nome. Entre as vantagens estão a possibilidade que o MEI o utilize sem ter conta bancária de pessoa jurídica, a concentração das informações financeiras numa plataforma online e acessível via site e aplicativo, além de viabilizar a emissão de boletos e o recebimento de pagamentos via cartões de crédito, ampliando as oportunidades de negócio.
Um dos fundadores da plataforma, Piero Contezini, diz que a empresa já movimentou mais de R$ 211 milhões de reais desde o começo da operação — só neste mês de Maio foram R$ 24 milhões transacionados. Os mais de quatro mil clientes têm perfis diferenciados.
"Atendemos desde autônomos, pequenos prestadores de serviço, profissionais de manutenção e montagem de computadores, por exemplo, até pequenas empresas como escolas e lojas virtuais. A utilização é simples e rápida, permitindo que após a instalação do aplicativo, o usuário consiga emitir o primeiro boleto ou receber o primeiro pagamento por cartão em até 30 segundos", explica.
› FONTE: Dialetto