Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha para salvar vidas acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

Publicado em 30/05/2017 Editoria: Saúde Comente!


foto ilustração internet

foto ilustração internet

Voluntários estarão no TICEN para recrutar heróis. Das 9h às 17h voluntários da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina - APAR - realizam ação para cadastrar voluntários para doção de medula óssea. Números de doadores continuam no déficit.

Quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula ela precisa de um doador, pois esta precisa ser substituída por uma medula saudável e isso é realizado através de transfusão de sangue. Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea é inserida no local da medula doente. Sim, lendo assim você pode achar que é um procedimento simples, e sim, ele pode ser, com menos de cinco minutos você pode salvar uma vida, mas, infelizmente, a realidade é uma triste estatística.

Para mudar essa situação é que na próxima quinta-feira, 01 de junho, uma grande ação será realizada em frente ao TICEN - Terminal de Integração do Centro – TICEN, em Florianópolis, com o mote de “recrutar” heróis. O ônibus do Hemosc, barracas, técnicos, enfermeiros e voluntários farão a distribuição de folders e orientarão possíveis doadores sobre o cadastro de medula óssea, e no interior do ônibus já poderão realizar o cadastro – com uma simples doação de sangue. “O processo todo, de cadastro a doação de sangue, dura menos de 5 minutos. Pode parecer pouco, mas para quem luta pela vida, contra temerosas estatísticas, em alguns casos é uma eternidade”, destaca Juarez Alves Nunes, presidente da APAR.

A ação neste dia faz parte da campanha já iniciada há três meses. A meta inicial era de ampliar o cadastro de doadores de medula em novos 5 mil novos doadores, porém até agora somente foram realizados novos 1.821 cadastros. Destes, 390 são de Florianópolis. A ação pretende ampliar rapidamente este número, atualmente 69 pacientes esperam por um doador compatível. A meta da APAR é cadastrar 10 mil doadores ainda em 2017.

Segundo Juarez Alves Nunes, presidente da APAR, pessoas saudáveis entre 15 e 55 anos podem ser doadores, inicialmente são colhidos 5 ml de uma das veias e o sangue será analisado no sistema HLA, classificado e lançado no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea – REDOME. “No caso de compatibilidade novos e rápidos exames serão realizados, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 em 100 mil, por isso, é muito importante um número elevado de voluntários cadastrados para aumentar a possibilidade de se encontrar um doador compatível”, finaliza Juarez.

Além da ação no TICEN, as unidades do Hemosc no interior do Estado também estão aptas a receber voluntários e a repassar mais informações. Outros detalhes e estatísticas nos sites www.apar.org.br e www.hemosc.org.br

› FONTE: Adriana Laffin - Apoio Comunicação+Marketing

Comentários