A tradição histórica e cultural ocorre há 167 anos no município josefense
A 167ª edição da Festa do Divino Espírito Santo será nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Centro Histórico de São José. Reconhecida como patrimônio imaterial do Município, a festa reúne oração, encontro das bandeiras do Divino, cortejo da Família Imperial, coroação do Imperador, gastronomia e diversas atividades culturais e artísticas.
A manifestação açoriana foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes que fizeram residência na cidade no século XVIII e a comemoração ocorre desde 1851 em São José.
A Festa do Divino de 2017 será organizada pela Paróquia de São José e pela família imperial de Carlos Eduardo de Souza Martins e Maria Helena de Souza Martins. "É com muita honra e devoção ao Espírito Santo que organizo com a minha família, a comunidade e a Paróquia de São José as festividades deste ano. Momento de fé, promoção da paz e vivência da caridade. A Festa do Divino é base da identidade histórica e cultural de São José e precisa seguir sendo preservada e valorizada", ressalta Caê Martins.
Como acontece tradicionalmente todo ano, após a missa na Igreja Matriz será realizada no dia 26 de maio a Divina Sopa, servida pelo casal festeiro à comunidade, no entorno da praça. Nesta edição, a sopa também será oferecida às pessoas em situação de rua em algumas regiões do município. Para o festeiro e a sua família, esse gesto mostra muito do verdadeiro sentido da Festa do Divino. Semear o amor ao próximo e o espírito da partilha, fraternidade e igualdade entre todos.
Também antecedem a Festa do Divino as novenas preparatórias. Nove terças-feiras até a festa, sempre às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, na Praia Comprida. A novena é inspirada nos escritos da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo e intercessora da Festa do Divino Espírito Santo em São José.
Festa do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída em 1296, na Cidade de Alenquer, em Portugal, pela rainha Isabel de Aragão, a rainha santa, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal. A festa é fruto de uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.
As promessas da rainha e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de ação de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.
Confira a programação completa:
16 de maio - Café Colonial - Clube 1º de Junho
23 a 25 de maio – Missa e retorno das Bandeiras, às 19h30min – Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena
21 de maio - Missa na TV - 7h30min - Band SC
26 de maio – Procissão das Bandeiras – saída da Igreja Nossa Senhora de Fátima até Igreja Matriz – 19h – missa 19h30min – Igreja Matriz
26 de maio – Divina Sopa
27 de maio
18h – Abertura Especial da Festa do Divino
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Missa Solene com Coroação do Imperador
28 de maio
9h - Cortejo com a Família Imperial
9h30min – Missa Solene
14h – Tarde de Prêmios
15h30min – Feira da Freguesia Especial – Boi de Mamão e atividades artísticas
18h30min – Cortejo com a Família Imperial
19h – Santa Missa
29 de maio
19h30min – Cortejo com a Família Imperial
20h – Missa Solene de Ação de Graças presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e apresentação dos Festeiros 2018
22h – Sorteio e Entrega de Prêmios
23h – Cortejo da Gratidão – despedida da Família Imperial 2017
Serviço
O quê: 167ª Festa do Divino Espírito Santo de São José
Quando: 27, 28 e 29 de maio
Onde: Centro Histórico de São José
Entrada: Gratuita
› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José