Com 75%, o comércio de rua deve ser o principal destino de compras
Segunda melhor data para compras no comércio, ficando atrás somente do Natal, o Dia das Mães é aguardado com muito otimismo pelos lojistas desde o início de maio em Florianópolis. Pelo segundo ano consecutivo, a Capital deve ter um dos maiores gastos médios do Estado: a expectativa é que o consumidor desembolse até R$225,00, acima da média estadual (R$ 165,77) e do valor prospectado no ano passado (R$190,03).
Para Lidomar Bison, presidente da CDL de Florianópolis, esses números tão expressivos, principalmente com gasto médio indicado para Florianópolis, deixam os lojistas mais animados. "De fato, o Dia das Mães é o segundo período mais movimentado do comércio. Resta aguardar o andamento da semana para confirmar os resultados. O lojista está otimista e aposta em promoções e facilidades de pagamentos para melhorar a experiência de compra e conquistar os consumidores", afirma.
Segundo os dados apurados pela pesquisa de Intenção de Compras para o período realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, a relativa estabilidade desse gasto está vinculada à condição financeira das famílias: 36,2% declararam estar em situação melhor na comparação com o ano anterior, 35,6% apontaram estar iguais e 28,2% afirmaram que estão piores.
Ainda de acordo com Bison, a percepção é que tanto o empresário como a população geral estão enfrentando a crise com coragem, cautela e determinados a vencê-la. "Com a confiança resgatada e com a injeção da liberação das contas inativas do FGTS, os consumidores têm uma renda extra para impulsionar as vendas", finaliza.
Comportamento do consumidor
Conforme a pesquisa, o consumidor procura por bom preço (31%), promoções (25%) e atendimento (23%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 65% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de escolherem o presente.
O comércio de rua (75,1%) deve ser o principal destino de compras. Chama atenção o índice de pessoas que pretendem comprar pela internet (6,1%) na Capital, o maior entre as sete cidades pesquisadas. As roupas (43,2%) continuam sendo os itens mais procurados, à frente dos perfumes/cosméticos (12,4%) e calçados/bolsas (7,5%). Mais da metade dos entrevistados (64,4%) deve almoçar ou jantar na casa de parentes, comemorar em restaurante (16,2%) ou passar a data em casa (12%).
62,1% dos consumidores pretendem pagar em dinheiro, seguido pelo débito (16,5%) e à vista no crédito (16,2%). Os dados são considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.
› FONTE: Mirian Morfim da Silva Assessoria de Comunicação e Imprensa Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis