A Fundação Cultural Badesc integra a 1ª Semana da Fotografia Pinhole, que será realizada dos dias 24 a 30 de abril em Florianópolis, e oferece duas oficinas gratuitas ministradas pela fotógrafa e artista visual Lilian Barbon confirmadas para quinta-feira (27/04) e sábado (29/04). A pinhole (buraco de agulha) é uma câmara escura, fabricada artesanalmente ou adaptada, que usa um pequeno orifício no lugar da lente, por onde se capta a imagem externa.
A Oficina Pinhole Digital Retratos será realizada das 13h30 às 18h no dia 27. "Nesta oficina, além de construirmos uma câmara escura com cartolinas, também adaptaremos nossa câmera digital transformando-a em uma câmara pinhole, por meio da substituição da lente por um simples furo de agulha, produzindo retratos fotográficos de forma inusitada", explica Lilian.
Para esta oficina é preciso que o participante tenha câmeras digitais com lentes (objetivas) intercambiáveis – que possam ser retiradas do corpo da câmera, como por exemplo, as câmeras digitais semi-profissional ou profissional.
No dia 29 a Oficina Fotografia Pinhole - Projeto Luz na Lata será das 9h às 17h. Ao invés de câmeras convencionais, os alunos usarão uma lata como câmera fotográfica e aprenderão a revelar suas imagens em um laboratório improvisado na Fundação Cultural Badesc.
Serão disponibilizadas 10 vagas para cada oficina e as inscrições devem ser realizadas a partir do dia 17 de abril pelo site www.pinholedayfloripa.com.br.
Serviço:
O que: Oficinas de Fotografia Pinhole, com Lilian Barbon
Quando : Quinta-feira (27/04) das 13h30 às 18h e sábado (29/04) das 9h às 17h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro- Florianópolis.
Quanto: Entrada Gratuita. Necessário fazer inscrições pelo site www.pinholedayfloripa.com.br
› FONTE: CCR/GESTÃO DE COMUNICAÇÃO