Grupo fiscalizará transportadoras que cobram frete abaixo da tabela e discutirá reivindicações da categoria
Itajaí voltará a ter uma Câmara Setorial atuante para tratar do transporte rodoviário de cargas do Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (28) em reunião entre motoristas autônomos e transportadoras com o prefeito Volnei Morastoni. Entre outras atribuições, o grupo fiscalizará as empresas que cobram frete abaixo da tabela e discutirá as reivindicações da categoria. A câmara setorial será reativada por meio de decreto.
O encontro buscou pôr fim ao impasse entre transportadoras autônomas e demais empresas, que não chegam a um acordo quanto ao reajuste do valor do frete praticado em Santa Catarina. “Nós temos o maior interesse de que esta situação seja resolvida o quanto antes. O município precisa das atividades portuárias em pleno funcionamento”, reforça o prefeito Volnei.
Enquanto os transportadores ainda decidem se acatam ao reajuste de 15%, o Município de Itajaí propôs a criação da Câmara Setorial para reunir representantes do poder público e da iniciativa privada na discussão continuada de pautas específicas do setor. Uma das atribuições do grupo será fiscalizar as empresas que cobram valores inferiores ao da tabela – cujos custos foram definidos em comum acordo entre os sindicatos.
A partir da publicação do decreto, será possível agendar a primeira reunião do grupo. “Eu dou a minha palavra de que não faltará empenho da nossa parte para que o setor funcione bem e que não sejam necessárias novas paralisações”, assegura Volnei.
› FONTE: Prefeitura de Itajaí