Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Museu de Arte de Santa Catarina completa 68 anos com programação especial em março

Publicado em 15/03/2017 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) chega aos 68 anos no próximo dia 18 de março. Para comemorar a data, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do museu, está com uma programação especial durante todo o mês. O destaque fica por conta das duas edições do projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, que terá como convidados o escritor Amilcar Neves, no dia 22; e o artista plástico José Maria Dias da Cruz, no dia 29.

“O Masc caminha para sete décadas de uma histórica atuação, como o grande catalisador da expressão artística e visual do Estado. A sua história até aqui é motivo de grande celebração, mas precisamos projetá-lo também para o horizonte do futuro, buscando sempre prestigiá-lo e garantir o seu papel de indiscutível relevância para a cultura catarinense”, avalia o presidente da FCC, Rodolfo Pinto da Luz.

A agenda festiva começou no dia 6 de março, com a semana Conexão Mulheres que segue até o dia 11 com atividades gratuitas especialmente voltadas ao público feminino como oficinas, exposições, exibição de filmes, performances teatrais, dança, música e mesa de debates. A programação prevê, ainda, a mostra A Pele, de Albertina Prates, que abre o calendário de exposições do Museu em 2017 no dia 16 de março, às 19h.

Gerações Masc

O projeto Gerações Masc - Museu em Movimento teve sua primeira edição em março de 2015, dentro da programação do aniversário de 66 anos da instituição. Foi criado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu com o objetivo de movimentar a produção artística que o acervo do Masc contém, por meio de exposições, debates, filmes, mediações, palestras realizadas por artistas, professores, alunos em defesa de TCC, críticos de arte e curadores.

Em março, serão realizadas a 20ª e 21ª edições do projeto: no dia 22, o escritor Amílcar Neves falará sobre a obra do artista Eduardo Dias; já no dia 29 é a vez de o artista José Maria Dias da Cruz traçar um panorama sobre a própria trajetória. Ambos os encontros ocorrerão no Masc, às 16h, com entrada gratuita.

Nestes dois anos, o projeto já contou com a participação de diversos artistas, escritores e pesquisadores, como Fernando Lindote, Clara Fernandes, Rodrigo Cunha, Loro de Lima, Grupo Nha-ú, Giovana Zimermann, entre outros. Ainda no primeiro semestre de 2017, já estão confirmadas as conversas com a pesquisadora Luciane Lemkhul, no dia 28 de abril, sobre o Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF); e com a professora Sandra Ramalho, em maio, sobre o artista Carlos Asp.

› FONTE: Fernanda Peres /Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários