Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A força da mulher impulsiona o varejo catarinense

Publicado em 08/03/2017 Editoria: Logística e Indústrias Comente!


Primeira presidente de CDL no estado assumiu o comando em Sombrio, em 1985

O protagonismo da mulher no varejo catarinense está expresso em duas vertentes: a expressiva participação como força de trabalho na economia do estado e a liderança em entidades como as Câmaras de Dirigentes Lojistas. A primeira presidente foi Maria Madalena Borges de Oliveira, empresária que comandou a CDL de Sombrio, no extremo Sul do estado, há 32 anos, apenas quatro anos após a fundação. Falecida aos 52 anos, em 2006, era proprietária de uma loja de móveis de vime. Seu ímpeto inspirou outras gestões e atualmente 41 mulheres comandam as CDLs em suas cidades– número que será alterado com a renovação em diversas diretorias, em função das eleições em cada uma delas.

Mas não é só na direção das CDLs que as mulheres têm assumido cada vez mais espaço. Conforme dados históricos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as mulheres ocupam aproximadamente 45% das vagas de emprego em Santa Catarina, número que vem crescendo anualmente.

"O protagonismo feminino pode ser percebido no movimento lojista tanto pelo comando de CDLs ou de empresas, mas também pela grande presença delas entre os profissionais do comércio do estado. O varejo catarinense é forte muito em função da liderança feminina, que mantém o segmento pujante e sempre em busca de mais qualidade no atendimento", lembra Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs (FCDL/SC).

› FONTE: Palavra Com

Comentários