Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Quase seis mil produtores rurais serão capacitados pelo SENAR/SC

Publicado em 01/03/2017 Editoria: Logística e Indústrias Comente!


Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catatina (Faesc) oferece gratuitamente centenas de cursos voltados para as mais variadas atividades rurais. Novas turmas abrem por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. Em março, os produtores rurais terão acesso gratuito a 362 cursos. Serão capacitados 5.792 empreendedores rurais em todo o território catarinense. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte o município de Canoinhas receberá nos dias 02 e 03 o de manejo de colmeia. No período de 07 a 09 Irineópolis terá o curso de gestão da propriedade rural. A capacitação em primeiros socorros será ofertada nos dias 13 e 14 em Bela Vista do Toldo. Nos dias 20 e 21 a qualificação em operação e manutenção de roçadeira ocorrerá em Araquari. De20 a 22 Porto União terá o treinamento em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes e de 20 a 23 o curso de inseminação artificial em bovinos será promovido em Campo Alegre.

O Vale do Itajaí terá no período de 03 a06 a qualificação em cultivo hidropônico de hortaliças no município de Rodeio. Nos dias 08 e 09, Chapada do Lajeado terá a capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas. Benedito Novo contará com o treinamento em turismo rural – utilização dos recursos naturais nos dias 09 e 10. O curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural ocorrerá em Atalanta no dia 14. O município de Massaranduba terá nos dias 27 e 28 a qualificação em tratamento de madeira e de 28 a 30 Agrolândia receberá a capacitação de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.

A região Sul receberá no dia 03 o curso de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) no município de Braço do Norte. Nos dias 06 e 07 a qualificação em produção e manejo de ovinos será promovida no Morro da Fumaça. De 06 a 08 Araranguá terá o treinamento em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. Nos dias 09 e 10 ocorrerá em Laguna a capacitação em olericultura básica. Balneário Arroio do Silva terá o curso de inclusão digital rural – informática básica nos dias 16 e 17 e nos dias 22 e 23 o treinamento em comercialização na propriedade rural será desenvolvido em Jaguaruna.

No Leste ocorrerá nos dias 08 e 09 a capacitação em piscicultura no município de São Bonifácio. No período de 17 a 20 o curso de cultivo hidropônico de hortaliças será ofertado em Governador Celso Ramos. Nos dias 20 e 21 Santo Amaro da Imperatriz terá a qualificação em formar associativas no meio rural. São Bonifácio receberá nos dias 23 e 24 o treinamento de produção de pólen apícola. Nos dias 28 e 29 os municípios de Tijucas e Angelina terão, respectivamente, as qualificações em controles gerenciais da propriedade rural e processamento de carne suína.

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinense são o de processamento de carne de frango nos dias 02 e 03 em Correia Pinto. De07 a 09 o município de São Cristóvão do Sul terá a capacitação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Bom Retiro receberá nos dias 09 e 10 o treinamento de casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 14 e 15 ocorrerá em Alfredo Wagner o curso de criação de abelha rainha. Cerro negro receberá nos dias 20 e 21 o treinamento em derivados do leite. Nos dias 29 e 30 Bom Retiro também contará com o curso de cultivo de plantas medicinais.

O Meio Oeste terá a qualificação em olericultura orgânica nos dias 06 e 07 no município de Vargem Bonita. Nos dias 08 e 09 Jaborá contará com o curso de controle agroecológico de pragas e doenças. O treinamento em beneficiamento e conservação de pescado será promovido nos dias 09 e 10 em Campos Novos. Nos dias 27 e 28 Caçador e Videira terão, respectivamente, as capacitações em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e inclusão digital rural – informática 2 e, no dia 30, Lacerdópolis contará com o curso de gestão ambiental na produção de leite.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Seara. Nos dias 06 e 07 Planalto Alegre receberá o treinamento no programa 5S. O curso de aproveitamento integral de alimentos será desenvolvido em Entre Rios nos dias 07 e 08. Faxinal dos Guedes terá nos dias 22 e 23 a qualificação em educação ambiental. Nos dias 22 e 23 a capacitação em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios será promovida em Abelardo Luz. No mesmo período Seara terá o treinamento de casqueamento em bovinos. No dia 24 Xanxerê contará com a qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA).

A região Extremo Oeste receberá nos dias 02 e 03 o curso de manejo de colmeia em Modelo. No dia 06 Romelândia terá a capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Nos dias 13 e 14 o treinamento de produção caseira de massas para congelamento será promovido em Palma Sola. No período de 20 a 24 São João do Oeste contará com o curso de doma racional de equídeos. Nos dias 21 e 22 os municípios de Campo Erê e São Carlos terão os treinamentos em turismo rural – utilização dos recursos naturais e olericultura orgânica, respectivamente.

› FONTE: MARCOS A. BEDIN

Comentários