O Dia Mundial da Internet Segura é celebrado nesta terça-feira (7)
Para celebrar o Safer Internet Day (Dia Mundial da Internet Segura), comemorado nesta terça-feira (7), a Prefeitura de São José preparou algumas orientações para a população sobre o uso consciente, ético e responsável da internet em instituições públicas e privadas.
Mais de 100 países se reúnem para mobilizar usuários e organizações a usarem a internet de forma livre e segura. Criado pela Rede Insafe, na Europa, o Dia Mundial da Internet Segura tem como objetivo unir e conscientizar diferentes públicos.
Todos os anos, o Safer Internet Day apresenta um tema diferente. Este ano, o tema é "Seja a mudança: una-se para uma internet melhor". Em 2016, o tema "Assuma o seu papel para uma internet melhor", uniu 2,8 milhões de crianças e 2,5 milhões de pais.
Diversas ações de conscientização serão realizadas na terça-feira (7), das 9h às 16h30min. Os interessados podem assistir às palestras ao vivo pelo site http://www.safernet.org.br/site/sid2017.
Entre as temáticas, está a violência na rede: cyberbullying, que são humilhações e ameaças de colegas nas redes sociais ou pelo celular; nudes conhecido como sexting, que é o envio de fotos sem roupas; aliciamento e/ou exploração sexual pelas redes sociais; homofobia; racismo; sexismo/gênero e misoginia.
A administração municipal entende a importância e a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma internet mais segura, ética e cidadã, por isso preparou algumas dicas e alertas para os moradores de São José:
Não criar senhas fáceis
Alternar senhas com letras e números
Não acessar sites suspeitos
Não fazer downloads de programas piratas
Instalar e manter o antivírus atualizado
Não compartilhar senhas de wi-fi com pessoas desconhecidas
Não acessar aplicativos e sites de bancos em redes públicas
Não abrir e-mails suspeitos que possam conter vírus
Lembrar em clicar na aba "sair" das redes sociais, e-mails e sites
Atenção redobrada com compras na internet e cartão de crédito
Não compartilhar informações pessoais em redes sociais
› FONTE: Secom/PMSJ