Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Defesa Civil de Santa Catarina começa a cadastrar CEPs para envio de alertas por SMS

Publicado em 02/02/2017 Editoria: Geral Comente!


Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Com o objetivo de proteger a população das situações provocadas por catástrofes naturais, a Defesa Civil de Santa Catarina vai inovar no sistema de prevenção. A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, moradores de 20 cidades catarinenses podem se cadastrar em um projeto piloto para recebimento de alerta de desastres ou emergências através de SMS. A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil de Santa Catarina, o Centro Nacional de Desastres, Anatel e operadoras de telefonia móvel.

O serviço de alerta começa, efetivamente, no dia 7 de fevereiro. O período de duração desta fase é de 120 dias nos 20 municípios. Depois, com a experiência adquirida nos testes, os alertas serão enviados para todos os municípios catarinenses.

Como participar:

As pessoas que residem em um dos municípios (confira lista abaixo) receberão uma mensagem de cadastramento do telefone 40199. Ao recebê-la, o morador deverá responder informando o número do CEP que deseja ser monitorado. “O número passa a fazer parte de uma base nacional de telefones que receberão os alertas de emergência. O serviço é gratuito”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Independentemente de receber ou não a mensagem, os moradores dos municípios selecionados podem participar. Para incluir um CEP, o usuário deverá enviar o número do CEP com oito dígitos, com ou sem hífen, com ou sem ponto para o número 40199. Serão cadastrados na base de dados apenas os CEPs das regiões habilitadas.

O objetivo é informar a população sobre situações iminentes de desastres, emergências e estado de Calamidade Pública através de mensagens de texto.

A lista dos municípios

A seleção dos 20 municípios foi feita pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.  A equipe levou em consideração alguns critérios apontados pela Anatel, sendo que o número total da população dos 20 municípios deveria fechar em 500 mil habitantes. Também foram levados em conta os municípios com pouca ou nenhuma estrutura de Defesa Civil e a tipologia de eventos climáticos.

Nesse primeiro momento, para a fase de testes, o serviço será habilitado nos seguintes municípios:

Araquari

Araranguá

Arvoredo

Balneário Rincão

Barra Velha

Caçador

Herval D&39;Oeste

Ilhota

Itapiranga

Maravilha

Mirim Doce

Pedras Grandes

Ponte Alta do Norte

Ponte Serrada

Rio do Sul

Rio dos Cedros

São Carlos

São João Batista

Três Barras

Urubici

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Comentários