Uma das facilidades disponíveis no mercado é reunir débitos num só lugar e buscar alternativa para pagar juros menores e alongar prazos.
Com a proximidade do pagamento do 13º salário, o recurso pode ser utilizado para quitar dívidas.
Segundo dados do Banco Central, o número de famílias endividadas em 2013 bateu o recorde do ano anterior. Em julho de 2012, o índice apontava 43,41% de endividamento, enquanto no mesmo período deste ano a taxa subiu para 45,1%.
Embora variável, o valor do 13º salário normalmente é o mesma do salário mensal do empregado, mas o fato de ser considerado um “dinheiro extra” torna importante o planejamento. Uma das saídas para pagar despesas é a busca por menores taxas de juros e prazos mais longos.
Décimo Terceiro
O 13º salário é um direito garantido pela Lei 4.090, de 13/07/1962 e propõe que o funcionário receba 1/12 da remuneração para cada mês trabalhado. Portanto, a gratificação de Natal é um salário extra que o trabalhador recebe no final do ano.
O pagamento deve ser efetuado em duas parcelas. A primeira pode ser realizada entre os dias 1° de fevereiro e 30 de novembro, já a segunda precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Funcionários com carteira assinada (trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos), aposentados e pensionistas do INSS têm direito à quantia.
Para calcular o valor da remuneração, deve-se dividir o salário integral por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. Horas extras, períodos noturnos e comissões devem ser adicionados ao valor. Caso o empregado tenha mais de 15 faltas não justificadas em um mês de serviço, ele perde o direito a 1/12 avos referente ao período.
› FONTE: Literal Link