O Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC apresentou nessa quarta, 14, o projeto operacional de sistema de ônibus integrado da região metropolitana da Grande Florianópolis a representantes das operadoras de ônibus em reunião na Secretaria de Estado do Planejamento, na capital. O objetivo do trabalho é racionalizar o sistema de ônibus na região continental.
Segundo levantamento do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC existem muitas superposições de linhas municipais com metropolitanas, além de superposição de linhas de empresas com outras empresas. O estudo mostra que o sistema de transporte público terá mais eficiência com a implantação de faixas exclusivas de ônibus principalmente no binário das ruas Fúlvio Aducci e Gaspar Dutra, na Av. Ivo Silveira, no Estreito, em Florianópolis, além da Rua Leoberto Leal, Avenida Presidente Kennedy e Acione Souza Filho (Beira-Mar Continental), em São José.
Outra sugestão do plano é a construção de dois terminais de ônibus, um em Barreiros, chamado de São José Norte, e outro em Forquilhinhas, nomeado São José Sul. Com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), a expectativa é priorizar o conforto do passageiro, aumentar a frequência de ônibus e ter ganho de tempo nos percursos.
“Foi uma reunião muito produtiva, houve um acordo dos grandes números. Houve apenas uma dúvida sobre o segundo terminal no sentido Biguaçu, mas isso vai ser avaliado em função da demanda. Os operadores entenderam a dinâmica do processo todo, do plano operacional e funcional da infraestrutura e uma vinculada à outra. Também compreenderam a necessidade de atender ao Tribunal de Contas do Estado em relação à realização de licitação para as novas concessões”, comentou o superintendente da Região Metropolitana, Cassio Taniguchi.
O projeto segue as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) de implantar BRT (Bus Rapid Transit) na ligação Ilha-Continente complementado por linhas alimentadoras que fazem distribuição dos passageiros nos bairros da região metropolitana de Florianópolis. A estimativa é que haja economia de 20% da quilometragem rodada pelos ônibus e 10% da frota com a racionalização das linhas e a reorganização da rede continental de transporte público, ligando os municípios da Grande Florianópolis.
“É um sonho que a região da Grande Florianópolis vem nutrindo há muito tempo. Nas últimas duas décadas, vem se falando nisso e é a primeira vez que um governo materializa pensamentos no sentido de concretizar essa ideia. A gente como operador do sistema vê com muitos bons olhos, a gente tem certeza que este é o melhor modelo possível existente, na certeza de que a população será a grande vitoriosa, a grande ganhadora com esta política pública que o Governo do Estado está implementando no transporte coletivo da Grande Florianópolis, consequentemente na mobilidade também”, comemorou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis, Léo Mauro Xavier Filho.
Participaram da reunião representantes dos operadores de ônibus, da prefeitura de São José e das Câmaras de Vereadores de Biguaçu e Florianópolis.
Infraestrutura será via parceria público privada
O Governo do Estado propõe fazer uma parceria público privada para implantação, manutenção e gestão da operação da infraestrutura do sistema BRT na região metropolitana de Florianópolis. Caberá à iniciativa privada no período de 25 anos:
- Implantação da infraestrutura - construção de vias, estações, paradas, terminais, sistema ITS (Sistema de Inteligência Operacional) e CCO (Centro de Controle Operacional)
- Manutenção da infraestrutura viária, estações, terminais e paradas, reposição de equipamentos e atualização tecnológica
- ITS – Sistema de Inteligência Operacional
Controle de tráfego e fiscalização
Sistema de portas de plataforma automáticas
Sistema de vigilância eletrônica
Informação do transporte em tempo real ao usuário
Acesso wi-fi gratuito nos ônibus, paradas, estações e terminais
Sistema de sonorização
› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Planejamento