Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novas exposições abrem no Espaço Cultural do Parque Jardim Botânico

Publicado em 15/12/2016 Editoria: Cultura Comente!


Museu do Lixo com temática de Natal e "Flores de Vera Sabino" poderá ser visitado pelo público de 16 de dezembro a 29 de janeiro

Duas novas exposições gratuitas no Espaço Cultural do Parque Jardim Botânico de Florianópolis serão abertas às 18 h desta quinta-feira (15): uma do Museu do Lixo com a temática de Natal, e a outra, intitulada "Flores de Vera Sabino", da artista plástica de Florianópolis de renome nacional. A visitação pública, no entanto, será sempre de quinta à domingo, das 8h às 19h, no período de 16 de dezembro a 29 de janeiro. O Parque Jardim Botânico fica à rodovia Admar Gonzaga, nº 890, no Itacorubi.

A exposição de curta duração do Museu do Lixo tem caráter educativo e objetiva provocar a reflexão sobre o significado do Natal. Neste sentido, estará ambientada em três espaços, que vão tratar dos temas do consumo, da família e da simbologia natalina pela ótica cristã.

No piso térreo, os visitantes poderão conferir instalação com objetos que comumente são presenteados, e logo descartados. No mezanino, foi montada uma mesa preparada para a ceia natalina, por exemplo, com objetos retirados do Museu do Lixo. E, na área externa, poderá ser visto presépio feito de resíduos eletrônicos.

Vera Sabino

A exposição de Vera Sabino, por sua vez, será composta de sete obras com a temática de vasos de flores, as naturezas mortas florais. Sendo que a riqueza de detalhes característica da artista plástica permite descobrir novos elementos e espécies da flora.

Vera Sabino tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. Autodidata, teve o primeiro contato com as tintas aos oito anos de idade. Aos 14, ganhou o 1º lugar no Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. Sua primeira exposição individual foi na Ilha de Santa Catarina, aos 18 anos. É reconhecida nacionalmente, com participação em mais de 60 exposições, sendo duas na França e uma nos Estados Unidos.

A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: "as bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas". Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex.

A curadoria de ambas as exposições é de Lena Peixer.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários