Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Cultural Badesc divulga programação para os próximos meses

Publicado em 14/12/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: divulgação / Fundação Cultural Badesc

Foto: divulgação / Fundação Cultural Badesc

A Fundação Cultural Badesc divulgou a programação para o mês de dezembro e início de 2017. A agenda inclui homenagens à Bob Dylan e Raoul Coutard, exposições de arte e sessões de cinema. A Fundação também abriu as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que irão selecionar projetos para 2017.

Confira a programação:

EXPOSIÇÃO

Todos os espaços da casa

Schwanke, habitar os incorporais

Abertura em 01 de dezembro, quinta-feira, às 19h.  

Visitação até 16 de março de 2017, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Luiz Henrique Schwanke (Joinville, SC 1951 – 1992) depura diferentes referências artísticas em sua produção. Entretanto, não se trata de um procedimento polarizado, mas de uma travessia incessante, uma vez que, aquilo que deveria ser despersonalizado e banido de emoção pelo recurso de materiais industriais, cria constantes tangências com o universo orgânico, o erotismo e a densidade trágica.

Os estóicos chamavam de incorporal tudo aquilo que não podia ser medido ou pesado, quantificado ou que ocupasse lugar. Na mais imensa vastidão do espaço e no mais diminuto instante, no mais íntimo e na mais obscura exterioridade, no mais pulsante e renitente, no que sempre volta e no que sempre escapa, era lá que ele estava.

Tal entendimento se reafirma num texto em que Schwanke considera: Não quero nada com a visualidade, quero o exercício dos sentidos com a imaginação. Nesta dimensão não apenas insere suas investigações e experimentações, mas também se reconhece como parte de uma unidade móvel capaz de acionar um fluxo entre o pensamento e o artista, o artista e a obra, a obra e o espectador, o espectador e o pensamento.

Essa exposição é uma parceria entre Fundação Cultural Badesc e Instituto MAC Schwanke, sob curadoria de Rosângela Cherem.

EDITAL de exposições 2017

Inscrições até 10 de fevereiro de 2017.

Estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar projetos para 2017. O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.

CINEMA

Paulo Emílio: 1916 - 2016

Dias 15 e 16, a partir das 16h30

Crítico, pesquisador e historiador de cinema, com foco sobretudo sobre o cinema  brasileiro, Paulo Emílio Salles Gomes completaria 100 anos no dia 17 de dezembro. Com a parceria da Aliança Francesa, o cineclube promove dois dias de mesas de debate e exibições de filmes, contando com  a presença de críticos, professores e pesquisadores de cinema. O evento propõe homenagear a atuação essencial de Paulo Emílio no debate sobre o cinema no Brasil, além de trazer esse debate para a conjuntura de hoje.

Estreia - "Cavalo Dinheiro" - Foco em Cinema

Dia 23

A Sessão Foco em Cinema encerra o ano com a primeira exibição em Florianópolis do último filme de Pedro Costa, um dos mais importantes diretores produzindo atualmente em Portugal. O diretor retoma elementos presentes em sua filmografia anterior: o bairro de Fontainhas, reduto de imigrantes, e o personagem Ventura, de origem do Cabo Verde. A fronteira entre realidade e ficção é imprecisa, assim como a separação entre os tempos passado e atual, com a presença de um episódio durante a Revolução dos Cravos, em 1975.

Homenagens: Bob Dylan e Raoul Coutard

Dias 20 e 22, às 19h

Duas homenagens a grandes artistas neste mês: uma, ao diretor de fotografia número um da Nouvelle Vague, Raoul Coutard, falecido em novembro. A sessão contará com os comentários da Professora Andréa Scansani sobre a contribuição do Sr. Coutard na criação de imagens no cinema. A outra, a Bob Dylan, laureado com o Nobel de Literatura deste ano. O documentário A caminho do leste, dirigido por D. A. Pennebaker, mostra uma chance rara de vivermos ao lado de Dylan durante sua turnê na Inglaterra em 1965. Tanto Pennebaker e Coutard se especializaram o uso de câmeras leves, e filmagens improvisadas.

CINECLUBE

Dia 15, quinta-feira, 19h, Paulo Emílio: 1916-2016

Curtas-metragens de Humberto Mauro

Cidade de Mariana

Brasil. 1959. 9 min. Documentário. Livre.

A cidade de Mariana é reduto de importante patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Minas Gerais.

Aboio e Cantigas - Brasilianas 3

Brasil. 1954. 10 min. Documentário. Livre.

Aborda as canções que os boiadeiros entoam para acalmar o gado.

Um Apólogo

Brasil. 1939. 14 min. Ficção. Livre.

Adaptação livre - muito livre - do conto de Machado de Assis. Um diálogo entre uma agulha e uma linha.

Cantos de Trabalho - Brasilianas 5

Brasil. 1955. 10 min. Documentário. Livre.

Trabalhadores e trabalhadoras do campo cantam em grupo para aliviar o desgaste do esforço braçal.

Carro de Bois

Brasil. 1974. 10 min. Documentário. Livre.

Os usos e os mecanismos do que foi o transporte mais utilizado no interior do Brasil.

Dia 16, sexta-feira, 19h, Paulo Emílio: 1916-2016 + Cine Aliança Francesa

Zero de Conduta

(Zéro de Conduite) de Jean Vigo. França. 1933. 44 min. Drama. Sem classificação. Com Jean Dasté, Robert le Flon e Louis Lefebvre.

Alunos de escola careta e repressiva se rebelam e instauram perfeita anarquia.

Dia 19, segunda-feira, 19h, Cine Africano

Keita! O legado do griot

(Keita! Lhéritage du griot), de Dany Kouyaté. Burkina Fasso. 1996. 96 min. Drama. 16 anos. Com Abdoulaye Komboudri, Seydou Boro e Sotigui Kouyate.

Djeliba tem um sonho no qual deixou a cidade e se estabeleceu no jardim de uma família de classe média moderna. Ele conta para Mabo, a criança da família, a história do seu nome, que evoca outra história, a do fundador do Império Mandinga, Sundiata Keita.

Dia 20, terça-feira, 19h, Raoul Coutard, inventor de imagens

O Nascimento do Amor

(La Naissance de lAmour) de Phillipe Garrel. França, Suíça. 1993. 94 min. Drama. Sem classificação. Com  Lou Castel, Jean-Pierre Léaud e Johanna ter Steege.

Dois artistas de meia-idade passam por complicações amorosas e sentem a inquietação do avançar da vida.

Comentarista: Andréa C. Scansani - Diretora de Fotografia e professora do curso de Cinema da UFSC.

Dia 21, quarta-feira, 19h, Art 7

O Adorável Avarento

(Scrooge) de Ronald Neame. EUA. 1970. 113min. Drama, musical. Livre. Com Albert Finney, Alec Guinness e Edith Evans. Ciclo: Contos de Natal

Baseado em Charles Dickens, é a história de um homem frio e mesquinho que é obrigado a repensar sua vida ao receber a visita de três fantasmas.

Dia 22, quinta-feira, 19h,  Dylan, Poeta Laureado

A Caminho do Leste

(Dont Look Back) de D. A. Pennebaker. EUA. 1967. 96 min. Documentário. Sem classificação. Com Bob Dylan, Albert Grossman e Bob Neuwirth.

Acompanha a turnê de Bob Dylan pela Inglaterra em 1965, da qual participam Joan Baez e Alan Price.

Dia 23, sexta-feira, 19h, Foco em Cinema

Cavalo Dinheiro

de Pedro Costa. Portugal. 2014. 103 min. Drama. Com Ventura, Vitalina Varela e Tito Furtado.

A vida de um emigrante do Cabo Verde no bairro periférico de Fontainhas. O filme alterna sua situação no presente com um episódio de sua vida no passado, durante a Revolução dos Cravos.

› FONTE: Fundação Cultural Badesc

Comentários