Ampliar a capacidade e qualificar o atendimento é objetivo do Serviço Social da Indústria (SESI), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com a construção da unidade do SESI em Xanxerê. Atualmente, o atendimento é feito em um prédio alugado. As obras da sede da entidade iniciaram há 90 dias, com previsão de entrega entre abril e maio de 2017.
Com a nova unidade, o espaço será ampliado de aproximadamente 150 para 1.097 metros quadrados, em um terreno de 10.200 metros quadrados na Avenida Brasil, 2276, esquina com a rua José Pedro Lang, no bairro Castelo Branco. O investimento na obra e em equipamentos é de cerca de R$ 2,5 milhões.
De acordo com o diretor do SESI Região Oeste, Claudemir José Bonatto, a intenção é iniciar o atendimento no novo prédio no segundo semestre do ano que vem. A unidade abrigará os setores de academia, dentista, saúde ocupacional, audiometria, educação, campo de futebol e área de lazer. "Além de ampliar e melhorar o atendimento na saúde, esporte e educação, será cedido um espaço para a comunidade do bairro Castelo Branco", relatou Bonatto.
A educação continuada do SESI Xanxerê atende, atualmente, cerca de mil alunos. Com a nova sede, a capacidade será ampliada para 2.800 estudantes até 2018. A educação de jovens e adultos será ampliada de 350 para 500 alunos. Nos exames médicos, são atendidas, atualmente, 1.200 pessoas. Em 2018, a meta é ampliar para 2.900 atendimentos. Hoje, são feitas 1.250 vacinas contra a gripe e, em 2018, a meta é aplicar 2.500 doses.
Bonatto ressalta que o SESI tem o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria. "Isso acontece com o aumento do nível de educação, com qualificação profissional, por meio dos cuidados com a saúde, com ambientes saudáveis e seguros e com um estilo de vida saudável. Uma pessoa com saúde e qualidade de vida é mais produtiva e criativa. A unidade do SESI é um aparelho que a entidade coloca a disposição da indústria para auxiliar com a qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas", realça.
O investimento da FIESC, por meio do SESI, na unidade de Xanxerê, na construção da sede de Pinhalzinho e em uma farmácia em Chapecó demonstra a preocupação com o atendimento de qualidade aos trabalhadores das indústrias do Oeste. "Essas três unidades somam investimentos de R$ 6 milhões em infraestrutura. Foram demandas solicitadas pelo vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, e pelos sindicatos patronais filiados à Federação. É o reconhecimento da FIESC da importância da indústria do Oeste para a economia de Santa Catarina", finalizou Bonatto.
A base territorial do SESI de Xanxerê possui 19 municípios, população de 183.618 habitantes, 1.344 indústrias e 22.256 trabalhadores. A nova unidade atenderá os trabalhadores nas indústrias e suas famílias dos municípios de Abelardo Luz, Marema, Bom Jesus, Novo Horizonte, Coronel Martins, Ouro Verde, Entre Rios, Passos Maia, Faxinal do Guedes, Ponte Serrada, Galvão, São Domingos, Iguaçu, São Lourenço do Oeste, Jupiá, Vargeão, Lajeado Grande, Xaxim e Xanxerê.
› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional