Sebrae leva mais de 60 compradores nacionais e internacionais para fazer negócio com artesãos premiados pelo TOP 100
Peças do artesanato brasileiro poderão ser encontradas em lojas da Alemanha, Holanda, Irlanda, Polônia, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos. Pela primeira vez, o Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), trouxe ao Brasil representantes de 11 empresas estrangeiras especializadas no comércio de artesanato para conhecer e comprar os produtos das unidades ganhadoras do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.
Os lojistas, que participaram de um encontro de negócios com os artesãos vencedores do TOP 100 nos dois dias seguintes à cerimônia de premiação, no último fim de semana, tiveram acesso em primeira mão aos produtos das unidades vencedoras. Além das empresas estrangeiras, estiveram no encontro 50 compradores nacionais de artesanato, representantes de importantes lojas e galerias brasileiras, como a loja Meu Móvel de Madeira, de Santa Catarina, a Artenata e a Marco 500, ambas de São Paulo, a Arunã, do Rio de Janeiro, e a Encanto do Tear, de Alagoas.
Promover encontros e rodadas de negócios entre as unidades produtivas premiadas e compradores de artesanato é uma das ações de promoção comercial e abertura de novos mercados do Prêmio TOP 100 de Artesanato. Desde 2006, os artesãos reconhecidos como os mais competitivos do Brasil venderam cerca de R$ 7,5 milhões a 246 lojistas que participaram de rodadas e encontros de negócios nas três edições anteriores da premiação.
"O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato abre a oportunidade para os artesãos brasileiros serem mais conhecidos no Brasil e no exterior, além de venderem mais", afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. "Estamos reconhecendo os cem melhores do artesanato no país e temos o compromisso de facilitar a comercialização e estimular a competitividade. Não se trata de uma premiação financeira, mas sim de ganhar visibilidade e gerar negócios", acrescentou.
Além de promover o encontro de negócios, o Sebrae editou um catálogo comercial que reúne as peças dos artesãos premiados e que será divulgado entre as principais lojas compradoras de artesanato do Brasil. Os vencedores também poderão usar por três anos um selo que os identificará como o TOP 100 de Artesanato e participarão, em 2017, de eventos para a promoção comercial nas principais feiras do segmento no país.
TOP 100
O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato está em sua quarta edição. As unidades de produção vencedoras foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: práticas de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; e planejamento e gestão. Além de premiar e oferecer vantagem competitiva, o TOP 100 se propõe a identificar as melhores práticas de gestão, promover benchmarking entre as unidades produtivas e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios.
› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional