Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina realiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids durante toda a semana

Publicado em 28/11/2016 Editoria: Saúde Comente!


Nesta semana, diversas ações serão realizadas em Santa Catarina para marcar a celebração do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro. As atividades programadas terão como focos o incentivo ao uso de preservativo e a conscientização da população em relação às formas de prevenção ao HIV/Aids e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde inicia as atividades alusivas à data já na segunda-feira, com a abertura do Seminário de Boas Práticas para Ampliar a Adesão ao Tratamento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que será realizado segunda e terça-feira, dias 28 e 29, em Florianópolis, pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). O evento reunirá 150 profissionais de saúde atuantes nos Serviços Especializados e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Santa Catarina. Estarão em debate temas como panorama epidemiológico, prevenção combinada, o papel do profissional de saúde na corresponsabilidade da adesão ao tratamento e a atuação das Organizações Não Governamentais. O evento também contará com o relato de experiências e a apresentação de práticas exitosas.

Em Florianópolis, no dia 1º de dezembro, quinta-feira, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará no largo em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), das 7h às 17h, realizando abordagem da população para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos e de preservativos. Além da Capital, diversos municípios desenvolverão ações alusivas à data.

Em Itajaí, será realizada a Semana de Prevenção ao HIV, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Univali. Na segunda-feira, dia 28, as equipes estarão no campus da universidade distribuindo preservativos, lubrificantes e informativos aos estudantes. Na terça-feira, às 19h, haverá o lançamento do documentário O Combate ao HIV em Itajaí, no teatro Adelaide Konder, seguido por uma roda de debates. No dia 30, das 9h às 16h, serão oferecidos testes rápidos para a comunidade para detecção de HIV, sífilis e hepatites no ambulatório da Univali. Na quinta-feira, dia 1º, ocorrerá o evento de encerramento e conscientização na luta contra a doença e intensificação da realização de testes rápidos em todas as unidades de saúde do município.

Em Brusque, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha de Teste Rápido na quinta-feira, durante todo o dia, nas unidades de saúde. Será feita a distribuição de materiais informativos e divulgação nos veículos de imprensa locais.

Em Criciúma, as celebrações do Dia Mundial de Combate à Aids marcarão o encerramento do Projeto Consciência na Adolescência, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em atividades educativas relacionadas à sexualidade, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O evento contará com apresentações artísticas e culturais e orientações sobre saúde na praça central. As unidades de saúde terão o horário estendido para a realização de Teste Rápido.

Em Mafra, será realizado o 1º Show de Talentos, com apresentações de teatro, paródia e poesias com enfoque na prevenção das DSTs/Aids. O evento acontecerá a partir das 13h30 no auditório da Universidade do Contestado. 

Em Indaial, a Secretaria da Saúde realizará o Seminário HIV/AIDS Hepatites Virais e Sí&61441;lis no dia 2 de dezembro na sede da Associação Empresarial da cidade, das 8h às 16h45. No dia 3, será oferecida testagem rápida para HIV, sí&61441;lis e hepatites B e C, das 8h às 17h, na unidade de saúde Dr. Heinz Schutz.

› FONTE: Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica / Secretaria de Estado da Saúde

Comentários