O órgão foi fundado em julho na cidade com objetivo principal de auxiliar e fiscalizar as contas públicas do município de forma preventiva
O prefeito Camilo Martins assinou, nesta quinta-feira (24), o termo de compromisso de gestão com o observatório social do município, que é uma iniciativa da sociedade civil organizada. A cerimônia de assinatura ocorreu no Espaço Multiuso da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença também dos vereadores.
O objetivo é pautado na transparência, controle, fiscalização e bom uso do dinheiro público – tanto no âmbito do Poder Executivo quanto do Legislativo. O Termo utilizado é um modelo elaborado a nível nacional pelo Observatório Social do Brasil (OSB), distribuído como modelo para todos os observatórios do país.
"Ficamos felizes em assinar o termo e perceber que muitas das ações que ali constam, já são executadas no município de Palhoça. Esta é uma importante ferramenta de vigilância e controle também para a população", avaliou o prefeito de Palhoça, Camilo Martins.
O Observatório de Palhoça é constituído pelas seguintes entidades: OAB-SC, CRC-SC, Igreja Luterana, CGU, Lojas Maçônicas, CDL Palhoça, Fatenp, Acip, CFC, Lions, Rotary, IAB, Cadi Palhoça, MPSC, MPF e também muitos voluntários civis da comunidade.
› FONTE: Comunicação Prefeitura de Palhoça