Consórcio Fênix trabalhou no desenvolvimento do projeto inédito em SC
A partir da próxima semana seis ônibus com 15 metros de comprimento entram em operação no sistema de transporte coletivo de Florianópolis. Com capacidade para até 107 passageiros, os veículos usam o chassi Scania K310 e carroceria Marcopolo Viale BRT, e contam com terceiro eixo direcional, que torna as manobras mais fáceis, além de garantir mais conforto e segurança para o usuário. O Consórcio Fênix é a primeira operadora de Santa Catarina a adquirir este modelo de chassis e a desenvolver o projeto de carroceria em parceria com a montadora Marcopolo.
"O chassi foi testado por mais de 90 dias, durante o primeiro semestre deste ano e estamos entregando o que existe de mais moderno em transporte urbano, elevando a qualidade dos deslocamentos diários de passageiros em Florianópolis", comenta Rodolfo Guidi, coordenador Técnico do Consórcio Fênix. Estes veículos inicialmente circularão nas linhas entre o Norte da Ilha, Centro e UFSC, com possibilidade de expansão.
Marcos Lopes, staff técnico do Consórcio, detalha as características dos novos ônibus. "Na prática estes veículos têm raio de giro menor nas manobras, o que permite o uso em praticamente todas as linhas do sistema". A configuração de chassi resulta em menos ruído e maior sustentabilidade operacional. Outro ponto importante é que o equipamento tem diversos recursos de segurança ativa, como freios inteligentes e suspensão regulável, por exemplo.
"O usuário do transporte coletivo também perceberá outras novidades desta versão, como o espaço interno mais amplo, área envidraçada adicional e interior com uso de materiais mais agradáveis. Contando com três renovadores de ar, o modelo é moldado para as necessidades das diversas linhas de Florianópolis", completa Lopes. "Com esta renovação o Consórcio reforça seu foco na qualidade de vida e na inovação do transporte coletivo, por meio da aplicação de veículos diferenciados", frisa Guidi.
Tecnologia em cada detalhe
Cada veículo conta com computador de bordo multifuncional, ambiente de operação diferenciado, regulagem de painel, profundidade e altura de volante, banco pneumático e comandos satélite, com grande enfoque na ergonomia para o motorista. Mas não é apenas na circulação que a tecnologia mostra sua faceta. "Até na hora da inspeção, uma função do chassi pode ser acionada pelo motorista onde todas as luzes do ônibus são testadas, incluindo a de marcha ré, facilitando o processo", comenta Lopes.
Ele ainda explica que os novos ônibus contam com a inovadora caixa de mudanças ZF Ecolife, que &39;lê&39; o relevo da via em que o veículo está trafegando, verifica se é um aclive ou declive, e gerencia as marchas para obter o melhor desempenho possível. "Até a relação de diferencial foi adequada para a realidade operacional de Florianópolis, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental em algumas toneladas anuais de emissões poluentes", finaliza Lopes.
› FONTE: PalavraCom