O Conselho dos Direitos da Mulher de Itapema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, realizará uma oficina de teatro sobre a violência contra a mulher para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A Atividade será na próxima sexta-feira (25/11) das 9h às 12h. O encontro será no SITICOM, localizado no bairro Morretes, Rua 442.
O dia 25 de novembro foi escolhido para representar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1999. Este dia homenageia a morte brutal das irmãs Mirabal ocorrida em 25 de novembro de 1960. As irmãs Mirabal, conhecidas como "Las Mariposas" eram três mulheres da República Dominicana que foram perseguidas, presas, torturadas e assassinadas por terem se oposto e organizado um grupo de oposição à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo.
A ação especial tem o objetivo de chamar a atenção para este dia e discutir as questões de gênero através da metodologia do Teatro do Oprimido, que significa um sistema de exercícios, jogos e técnicas da dramaturgia com a ideia do diálogo artístico onde as pessoas são motivadas a entrar em cena e a propor soluções para possíveis mudanças. Além disso, o encontro pretende sensibilizar as participantes a terem um olhar atento para as questões do homem e da mulher na sociedade, criando espaços para que elas possam identificar essas relações de gênero e reposicionar-se em sociedade.
O transporte circular da saúde estará passando em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município a partir das 8hs para buscar as ACS e levá-las de volta às 12hs. O evento será aberto aos demais profissionais de saúde em caso de interesse.
› FONTE: Comunicação | Prefeitura de Itapema