Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estado entrega cinco equipamentos sociais nesta semana

Publicado em 21/11/2016 Editoria: Geral Comente!


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), entrega de quarta a sexta-feira, 23 a 25, cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Praia Grande, Lauro Muller, Braço do Norte e Blumenau recebem cada um uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Joinville recebe um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As obras integram o Pacto pela Proteção Social que está construindo 117 novas unidades de assistência social para suporte ao atendimento oferecido pelas prefeituras nos municípios. São 89 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 28 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com investimento total de R$ 34 milhões.

As unidades foram viabilizadas em parceria com as prefeituras, que doaram os terrenos e são responsáveis pela gestão do equipamento de assistência social. “O Governo do Estado assumiu o compromisso de construir novas unidades para contribuir com o trabalho da rede. As prefeituras precisam de um espaço para oferecer esse tipo de atendimento para a população”, explica o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tem por objetivo prevenir ocorrências de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação como ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma estrutura de assistência social que existe nos municípios para atendimento regional a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. O foco são pessoas que sofreram violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. O Creas oferece ajuda a quem tem seus direitos violados, direciona o foco das ações para as famílias e contribui para que estas possam enfrentar problemas sociais graves com acompanhamento profissional.

› FONTE: Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Comentários