Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Presidente de Alcóolicos Anônimos fala sobre atuação da entidade no Brasil

Publicado em 17/11/2016 Editoria: Geral Comente!


A presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil, Jaira Freixiela Adamczyk, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), para falar sobre a instituição, que completou 81 anos de atuação no mundo e completará 70 anos no Brasil e 50 anos de existência em Santa Catarina, a serem comemorados em 2017.

Jaira é assistente social, psicóloga e terapeuta de família e casal, especializada em dependência química. Na tribuna, ela destacou que a Irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA) tem salvado milhões de vida no mundo inteiro. “O único requisito para participar do AA é o desejo de parar de beber.” Entidade autônoma, que se mantém com as contribuições de seus membros, o AA é a maior rede de solidariedade no mundo, com mais de 12 milhões de membros, presente em mais de 180 países. No Brasil, está presente em toda a federação e realiza mais de 12 mil reuniões semanais. “Não há nenhum canto desse país em que não exista a Irmandade Alcoólicos Anônimos. Temos quase 1.800 grupos funcionando em Santa Catarina”, exemplificou a presidente da entidade. A primeira iniciativa de AA no estado foi criada em Blumenau e completará 50 anos em 2017.

O alcoolismo é grave problema de saúde pública, conforme destacou a especialista em dependência química. “Catalogado como doença pela Organização Mundial da Saúde desde 1950, é uma doença silenciosa e devastadora, com a qual a sociedade ainda tem muito preconceito”, apontou. O uso crescente de álcool entre as mulheres, e até mesmo entre as meninas, foi um dos alertas feitos por Jaira. “Infelizmente, as mulheres estão fazendo uso de álcool na gestação, por isso reapareceu no Brasil a síndrome do alcoolismo fetal”, alertou.

O alcoolismo responde por mais de 80% das internações psiquiátricas no Brasil, é um fator gerador de violência doméstica e de acidentes de trânsito. O AA trabalha a recuperação dos dependentes baseado num princípio de ajuda mútua, com um programa de 12 passos. “Mais do que um programa de recuperação, o AA é uma filosofia de vida”, destacou Jaira. Todo o trabalho é realizado de forma voluntária.

› FONTE: Agência AL

Comentários