Foi definida a empresa que fabricará o radar meteorológico do Sul de SC. A vencedora é a norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC). A previsão é que em até dez dias seja dada a ordem de serviço para iniciar a fabricação. O radar meteorológico móvel vai custar à Defesa Civil SC R$ 3.401.222,00, cerca de 30% de economia em relação ao preço máximo da licitação. Os recursos são do Pacto por SC, através de financiado pelo Banco do Brasil.
O aparelho banda x, com dupla polarização, poderá ser transportado para qualquer região do Estado, caso haja necessidade. O equipamento terá cobertura de 52 municípios.
Sistema de radares
O radar de Lontras é o que tem maior cobertura do território estadual, 78, 41%, que corresponde a 192 municípios. Isso representa 74.546, 87 km². Em operação, ele tem sido utilizado para emissão de avisos e alertas por parte dos órgãos responsáveis.
Já o equipamento que será instalado em Chapecó deve corresponder a 42,74% da área do Estado, com 138 municípios. Isso representa 40.641, 5 km². O equipamento está em fabricação na Alemanha e, até o final do primeiro semestre de 2017, estará em funcionamento.
› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Defesa Civil