A medida tem como principal objetivo garantir a segurança das pessoas que circulam no local
A Secretaria de Infraestrutura vai iniciar o trabalho de desmontagem da estrutura do Pórtico de São José na manhã desta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República. A medida, acertada em conjunto com o Judiciário e Ministério Público, tem como principal objetivo garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam na área, localizada no limite com Florianópolis, na Avenida Beira-Mar de São José.
Desde 2013, a Prefeitura de São José vem monitorando a situação do Pórtico. Após alguns incidentes, como o desprendimento das placas em dias de forte vento, a Secretaria de Infraestrutura iniciou um estudo para avaliar qual seria a melhor destinação ao monumento. Segundo o secretário Milton Bley Júnior, um laudo técnico atestou que a estrutura não apresenta mais condições de segurança.
O procurador-geral do Município, Rodrigo Machado, explica que neste período, o Ministério Público ingressou com uma Ação Civil Pública pedindo desmontagem do Pórtico, também alegando riscos à segurança. "Na audiência com o juiz, colocamos que o Município já estava trabalhando neste sentido e o entendimento entre Prefeitura, Ministério Público e Judiciário foi pela remoção imediata da estrutura", afirma o procurador.
A expectativa é que o trabalho de desmontagem seja realizado em até dois dias. Primeiro será feita a remoção das placas e, em seguida, da base. O secretário Milton diz que todo o material será recolhido e ficará armazenado na Secretaria de Infraestrutura. "Depois do desmonte, vamos avaliar qual a melhor destinação do material, se há condições de reformar ou se será feita uma nova estrutura no local", assinala Milton.
Durante os trabalhos, a Guarda Municipal de São José estará no local para orientar os motoristas. Para garantir a segurança, o trânsito deve ser desviado pela alça de acesso à Avenida Presidente Kennedy e Avenida Josué di Bernardi. Enquanto forem realizados os trabalhos de remoção da estrutura, a Guarda Municipal pede a atenção dos motoristas.
› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José