Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

6º Festival do Conto presta homenagem ao escritor João Gilberto Noll

Publicado em 14/11/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Evento ocorre no Sesc em Florianópolis (Prainha), de 16 a 19/11, com a participação de 16 contistas brasileiros e entrada gratuita

De 16 a 19 de novembro, Florianópolis recebe o 6º Festival do Conto, único festival dedicado às narrativas breves da América do Sul. O evento terá a participação de 16 contistas brasileiros e acontece no Teatro Sesc Prainha, com entrada gratuita. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes de cada atração.

Esta edição homenageia o escritor gaúcho João Gilberto Noll, autor de romances como “Bandoleiros”, “O quieto animal da esquina”, “Lorde”, “Harmada” e “A céu aberto”, mas também de livros que mudaram o cenário do conto no Brasil, como “O cego e a dançarina”, “Mínimos múltiplos comuns” e “A máquina de ser”. Noll, que venceu cinco vezes o Prêmio Jabuti, é um dos grandes escritores brasileiros vivos. O evento é uma correalização do Sesc em Florianópolis (Prainha) e a Design Produções.

“É um evento muito importante para pensar e difundir o conto e os contistas, dar voz para esses artistas do mínimo. Nos debates, teoria e prática se fundem e formam outra corrente, outra massa da escritura”, afirma o idealizador do evento, o escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder.

“O Festival do Conto nos proporciona momentos raros. É uma grande oportunidade para estarmos mais próximos dos grandes escritores do gênero e ouvi-los falar sobre suas produções, sobre o fazer literário e suas formas de tessitura de histórias”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc em Santa Catarina.

Pluralidade

Outros nomes importantes do conto brasileiro estarão presentes: a escritora, crítica de arte e professora universitária Veronica Stigger, autora das coletâneas de conto “Gran Cabaret Demenzial”, “Os anões” e “Delírio de Damasco”, e do romance “Opisanie swiata”, que venceu os prêmios Machado de Assis da Biblioteca Nacional de 2013 e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2014. E também o escritor e tradutor Rubens Figueiredo, que levou os prêmios Jabuti e Artur Azevedo da Fundação Biblioteca Nacional com sua coletânea de contos “As palavras secretas”. Seu livro “Contos de Pedro” é um dos principais livros de narrativas breves do início do século XXI. Rubens também traduziu “Os contos completos de Tolstói” e ganhou o Prêmio Portugal Telecom de Literatura com “O passageiro do fim do dia”. E mais: o contista, historiador e arte-educador paulista Allan da Rosa, autor de “Reza de mãe”, e o romancista e contista gaúcho Paulo Scott, autor de “Habitante irreal” e “Ainda orangotangos”. Outros dois destaques do evento, um painel só com contistas catarinenses, com Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarotto e Salma Ferraz, e outro sobre oficinas e criação literária, com autores gaúchos e catarinenses.

Programação completa

Local: Teatro Sesc Prainha e Biblioteca Sesc Prainha

Travessa Syriaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis – SC

16 de novembro, quarta-feira

Mínimos, múltiplos e incomuns: mesa-homenagem com João Gilberto Noll (RS), no Teatro Sesc Prainha, às 20h

Uma conversa franca com um dos grandes escritores brasileiros vivos, autor de romances como “Bandoleiros”, “O quieto animal da esquina” “Lorde”, “Harmada” e “A céu aberto”, mas também de livros que mudaram o cenário do conto no Brasil, como “O cego e a dançarina”, “Mínimos múltiplos comuns” e “A máquina de ser”. Noll venceu cinco vezes o Prêmio Jabuti e é o escritor homenageado do 6ª Festival Nacional do Conto.

Site oficial: www.joaogilbertonoll.com.br

17 de novembro, quinta-feira

Vértices: linguagens, com Veronica Stigger (SP), no Teatro Sesc Prainha, às 20h

Escritora, crítica de arte e professora universitária, Veronica Sigger construiu uma obra que explora as diferentes formas literárias, transbordando os limites dos gêneros. Nas formas breves, publicou “Gran Cabaret Demenzial”, “Os anões”, “Delírio de Damasco” e “Sul” (no prelo). Seu romance “Opisanie swiata” venceu os prêmios Machado de Assis da Biblioteca Nacional de 2013 e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2014.

18 de novembro, sexta-feira

O conto ao redor: distância e aproximação, com Rubens Figueiredo (RJ) e Allan da Rosa (SP), no Teatro Sesc Prainha, às 20h

Aspectos sociais nas obras e nas leituras destes dois singulares autores. Rubens Figueiredo ganhou o prêmios Jabuti e Artur Azevedo da Fundação Biblioteca Nacional com sua coletânea de contos “As palavras secretas”. Seu livro “Contos de Pedro” é um dos principais livros de narrativas breves do início do século XXI. Rubens também traduziu “Os contos completos” de Tolstói e ganhou o Prêmio Portugal Telecom de Literatura com “O passageiro do fim do dia”. O contista, historiador e arte-educador paulista Allan da Rosa, autor de “Da cabula” e de “Reza de mãe”, é um dos editores da Edições Toró, uma editora que surgiu da necessidade de lançar escritores que participam do Sarau da Cooperifa, na zona sul de São Paulo.

19 de novembro, sábado

Laboratório do conto, com Paulo Scott, das 13h às 18h, na Biblioteca do Sesc Prainha

Um itinerário de discussão e formação para contistas, com um dos mais instigantes escritores contemporâneos. Paulo Scott nasceu em Porto Alegre, em 1966, e mora no Rio de Janeiro desde 2008. É autor dos romances “Voláteis”, “Habitante irreal” e “Ithaca Road”, do volume de contos “Ainda orangotangos” e dos livros de poemas “A timidez do monstro” e “Mesmo sem dinheiro comprei um skate novo”.

Para a oficina, as inscrições devem ser feitas na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc em Florianópolis (Prainha). R$20,00 (comerciários), R$40,00 (usuários). Vagas limitadas.

Painel 1: Jogos de armar, com Dirce Waltrick do Amarante, Demétrio Panarotto e Salma Ferraz, às 18h30min, no Teatro Sesc Prainha

Três contistas catarinenses falam de suas recentes produções e de seus processos criativos. Na sequência, lançamento dos livros “Ascensão”, de Dirce Waltrick do Amarante; “Ares condicionados”, de Demétrio Panarotto e “O busão de Floripeia”, de Salma Ferraz.

Painel 2: Oniscientes contemporâneos: da oficina ao livro, com Ana Luiza Tonietto Lovato, Cristina Moraes Vazquez, Irka Bairros, T.K. Pereira, Matheus Borges, Taiane Maria Bonita, Kathy Krauser e Gabriela Silva. Às 19h30min, no Teatro Sesc Prainha.

Participantes do trigésimo ano da Oficina de Criação Literária de Luiz Antonio de Assis Brasil discorrem sobre os processos de aprendizagem e também sobre os textos que resultaram na coletânea “Onisciente contemporâneo”, organizada por Luiz Antonio de Assis Brasil. Seguido de lançamento do livro homônimo.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Sesc/SC

Comentários