Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul firmam parceria para trocar experiências sobre a tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção), arquitetura e engenharia. O termo de cooperação técnica foi entregue pelo secretário de Planejamento de SC, Murilo Flores, a representantes da secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do RS no Segundo Seminário Regional Sul de BIM, realizado no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.
“Não tenho dúvidas de que a tecnologia BIM vai nos ajudar a tornar as obras públicas mais eficientes, pois precisamos mudar a realidade que existe hoje com projetos mais bem elaborados e uma gestão com mais inteligência”, destacou o secretário de Planejamento, Murilo Flores.
Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro, através da Secretaria de Saúde, órgão de administração direta, a lançar editais, não só para contratação de projetos em BIM, como fez uso da tecnologia na análise de quesitos técnicos ligados à qualidade e ao desenvolvimento de projetos usando o software Solibri para essa avaliação. Pode-se considerar isso uma inovação e desburocratização, pois se introduz a automatização via software da análise de requisitos técnicos em processos de licitação por técnica e preço.
› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Planejamento