Alunos e professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participarão da Semana Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), organizada voluntariamente por profissionais da saúde, de 23 a 29 de outubro, em Florianópolis.
O objetivo é orientar a população em geral sobre os fatores de risco e as formas de prevenção ao AVC, conhecido popularmente como derrame. O Laboratório de Controle Motor (Ladecom), da Udesc Cefid, apoia o evento, desenvolvido pelo Ambulatório de Neurologia do Hospital Governador Celso Ramos, da Capital.
A abertura da semana será no domingo, às 15h, no Parque de Coqueiros, e contará com caminhada de prevenção ao AVC e ainda um encontro na brinquedoteca.
A primeira palestra, "O AVC é uma doença grave que tem tratamento", ocorrerá na segunda-feira, 24, às 14h, no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, com a médica Olga Francis Chagas. Também haverá a distribuição de material informativo. Confira a programação completa.
Sobre o acidente vascular cerebral
O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso que irriga o cérebro entope ou se rompe, sendo a principal causa de incapacidade em adultos no mundo, segundo a Rede Brasil AVC. No país, a doença mata uma pessoa a cada cinco minutos, totalizando cem mil mortes a cada ano.
Sobreviventes de AVC têm a comunicação e a capacidade de realizar atividades diárias, como se vestir e se locomover, prejudicadas, podendo também desenvolver depressão.
Iniciativas como as do programa de extensão Atenção à Saúde a Pessoas com Sequela de AVC/AVE, da Udesc Cefid, auxiliam o tratamento dos pacientes em longo prazo.
Mais informações podem ser obtidas com o Ladecom pelo telefone (48) 3664-8609 e pelo email [email protected].
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid