Quando começou a etapa estadual da 29ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, dia 9, Joinville era uma das principais cidades favoritas a levantar o caneco de campeão geral, já que nos últimos quatro anos vinha vencendo a competição. Chegado ao fim do torneio, neste sábado, 15, o município confirmou essa condição e consagrou-se mais uma vez campeão geral.
No último dia de competição foram conhecidos os campeões do vôlei de praia, judô, tênis de mesa, ambos no masculino e feminino, além do masculino do futebol e futsal. No feminino, foram definidos os vencedores do voleibol, basquete, handebol e ginástica rítmica.
Os joinvilenses somaram 156 pontos. No masculino, venceram o basquete, futsal, caratê e a natação. Já no feminino, levaram o troféu do atletismo, futebol, karatê e tênis de mesa. É o 12º título de Joinville na história dos Joguinhos.
Para o diretor técnico da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Kelvin Soares, o título dos Joguinhos é fruto de um trabalho sério desenvolvido por sua fundação esportiva. “Este trabalho vem desde a base, da iniciação esportiva, passando pelos núcleos de desenvolvimento e chegando até as competições de rendimento organizadas pela Fesporte”, enfatizou o dirigente.
Em segundo lugar na classificação geral, ficou o município de Criciúma, com 110 pontos, e em terceiro Blumenau, com 102.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina foram promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura local e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador.
Ao fazer uma análise da edição deste ano, o presidente da Fesporte, Milton Cunha, disse que o evento foi positivo. “Tivemos bons, jogos, bons locais de competições. Equipe organizacional experiente. Não tenho do que reclamar. Quero agradecer à ADR e à prefeitura de Caçador pela bela parceria que fizemos”, destacou o dirigente.
Esta 29ª edição dos Joguinhos teve a participação de 3,8 mil atletas de 62 municípios com idade entre 13 a 18 anos. Nas modalidades individuais, o grande momento desta edição de Caçador foi o recorde de Amanda Mera Scherer, de Blumenau, no atletismo.
A menina prodígio bateu o recorde do arremesso do peso que já durava 20 anos. Cravou 15m45cm e, de quebra, estabeleceu a melhor marca do absoluto, ou seja, fez a melhor marca entre todas as faixas etárias do atletismo catarinense. Nas modalidades coletivas, pode-se destacar os 11 títulos consecutivos de Criciúma no ciclismo.
Confira todos os campeões da 29ª edição dos Joguinhos
Atletismo masculino: São José
Atletismo feminino: Joinville
Basquete masculino: Joinville
Basquete feminino: Jaraguá do Sul
Ciclismo: Criciúma
Futebol masculino: Blumenau
Futebol feminino: Joinville
Futsal masculino: Joinville
Futsal feminino: Balneário Camboriú
Ginástica artística masculino: Itajaí
Ginástica artística feminino: Blumenau
Ginástica rítmica: Florianópolis
Handebol feminino: Balneário Camboriú
Judô masculino: Itajaí
Judô feminino: Chapecó
Tênis de mesa masculino: Joaçaba
Tênis de mesa feminino: Joinville
Karatê masculino: Joinville
Karatê feminino: Joinville
Natação masculino: Joinville
Natação feminino: Criciúma
Tênis masculino: Criciúma
Voleibol masculino: Jaraguá do Sul
Voleibol feminino: Blumenau
Vôlei de praia masculino: Balneário Camboriú
Vôlei de praia feminino: Balneário Camboriú
Xadrez masculino: Blumenau
Xadrez feminino: Itajaí
› FONTE: Assessoria de Imprensa Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte