Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cartórios eleitorais de Blumenau, Florianópolis e Joinville estão de plantão

Publicado em 14/10/2016 Editoria: Eleições Comente!


Os cartórios eleitorais dos três municípios catarinenses onde haverá segundo turno nas eleições deste ano – Blumenau, Florianópolis e Joinville – já funcionam em regime de plantão aos fins de semana. O atendimento é das 15 às 19 horas e é exclusivo para assuntos relativos à disputa eleitoral.

Conforme a assessora-executiva da Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Simone dos Santos di Bernardi Martins, o objetivo do plantão é atender a demanda dos partidos, coligações e candidatos durante o segundo turno. “Nós temos campanha e horário eleitoral gratuito nessas três cidades, por isso se justifica a necessidade de plantão nos cartórios”, explicou.

Simone explica as ações que apresentam maior demanda são as relacionadas à propaganda eleitoral irregular, pedidos de direito de resposta ou de suspensão de programa eleitoral gratuito. O plantão nos três municípios é exclusivo para as ações referentes à campanha eleitoral. Conforme Simone, questões relativas à situação cadastral de eleitores não são atendidas no plantão.

Outros municípios

Após a realização do segundo turno, marcado para 30 de outubro (domingo), os cartórios eleitorais dos outros municípios catarinenses também estarão de plantão, até 16 de dezembro. Esse período será destinado ao julgamento das contas eleitorais.

Conforme Simone, quem disputou o primeiro turno têm até 1º de novembro para prestar contas à Justiça Eleitoral. Para os que concorreram ao segundo turno, esse prazo vai até 29 de novembro. Os eleitos devem estar com as contas julgadas até a diplomação pelo cartório eleitoral, que será realizada até 19 de dezembro.

› FONTE: Agência AL

Comentários