Primeira edição do FLIC reúne 50 autores nacionais e oito estrangeiros. Primeiro dia é dedicado às crianças e tem show de Arnaldo Antunes
O FLIC - Festival Literário Internacional Catarinense inicia nesta quarta-feira e vai até domingo, na Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), com a participação de oito escritores estrangeiros e mais de 50 nacionais. No Dia das Crianças, a programação é dedicada aos novos leitores. O primeiro show é com o músico e poeta Arnaldo Antunes, que também participa de sessão de autógrafos. O evento é totalmente gratuito. Para mais informações sobre inscrições e programação, acesse flic2016.com.br.
O festival tem como temas a literatura (infantojuvenil, catarinense, nacional e internacional); a arquitetura e o urbanismo, com uma visão de sustentabilidade; inovação, tecnologia e empreendedorismo; gastronomia e música. Além dos debates com os autores, o FLIC terá ainda sessões de autógrafos, lançamentos de livros, exposições, filmes, dança, música, contação de histórias, oficinas de teatro, rua de lazer, troca de livros, folclore, varal literário e festival gastronômico.
De fora do país, o FLIC receberá os escritores Fabián Severo e Gustavo Espinosa (Uruguai) - premiado no dia último dia 1º pela Câmara Uruguaia do Livro, por sua nova novela Todo termina aquí -, Carlos Ríos e Ana Porrúa (Argentina), Harrie Lemmens (Holanda), Ana Carvalho, Nuno Camarneiro e Afonso Rocha (Portugal).
O Festival escolheu como patrono o escritor catarinense Celestino Sachet. Os homenageados são os escritores Salim Miguel e Julio de Queiroz (In memoriam), o pintor e poeta Rodrigo de Haro, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, por seus 120 anos, além do premiado projeto Barca dos Livros. A curadoria do FLIC é do jornalista e editor Nelson Rolim de Moura, com direção geral do publicitário Roberto Costa.
Com incentivo do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet, o FLIC tem patrocínio das empresas ENGIE, WEG, Multilog e Intelbrás. A promoção é da Unisul, ACL - Academia Catarinense de Letras e Propague Comunicação, com apoio da Cidade Criativa Pedra Branca.
Confira a programação completa aqui.
› FONTE: Imprensa Intermídia