Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Segundo turno terá mais tempo de televisão e rádio do que o primeiro

Publicado em 10/10/2016 Editoria: Eleições Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

O segundo turno das eleições municipais em Blumenau, Joinville e Florianópolis terá mais tempo de propaganda eleitoral do que o primeiro. Serão 20 minutos em rede de rádio e televisão contra 10 minutos do primeiro turno. Além disso, os candidatos dividirão 70 minutos diários de inserções de 30 segundos, em um total de 140 inserções diárias. “A lei permite ajustes entre os partidos e as emissoras, havendo acordo, o tempo pode diminuir”, informou Patrícia Sardá, coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), que conversou com a equipe de jornalismo da Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira (7).

Segundo Patrícia Sardá, os legisladores encurtaram o tempo do programa eleitoral para o primeiro turno, mas para o segundo não houve mudanças. Em Blumenau os partidos acordaram em diminuir o tempo da propaganda, de 20 minutos para 10 minutos. Em Joinville e Florianópolis ainda não houve acordo.

Não votou e não justificou

Quem não votou dia 2 de outubro e não justificou poderá justificar a ausência do voto pela internet. Basta acessar o site do TRE/SC, ir em Eleitores e clicar em "Justificativa", preencher os dados e anexar em formato PDF a justificativa, que pode ser um atestado médico, comprovante de viagem ou uma declaração. “O juiz eleitoral vai analisar se aceita ou não a justificativa”, informou Giovani Pacheco, coordenador do cadastro eleitoral do TRE/SC.

Além disso, quem não votou e não justificou pode votar normalmente no segundo turno das eleições municipais.

Justificativa de voto no segundo turno

Os eleitores de Blumenau, Joinville e Florianópolis que não estiverem nos seus respectivos domicílios eleitorais no dia 30 de outubro poderão justificar a ausência em qualquer município catarinense. “Todos os municípios terão mesa de justificação, naqueles que têm cartório eleitoral estamos orientando para que a mesa fique localizada na sede do cartório”, afirmou Patrícia Sardá.

E quem não fez o cadastramento biométrico?

Aqueles que não fizeram o cadastramento biométrico estão impedidos de votar e justificar no segundo turno. Giovani Pacheco alertou que já é possível agendar o cadastramento biométrico no site do TRE. “O agendamento está disponível, embora a abertura do cadastro ocorra somente dia 7 de novembro”, informou o servidor do TRE.

O cadastramento também poderá ser feito diretamente no Cartório Eleitoral. “Mas a prioridade será de quem agendar pelo site”, garantiu Giovani Pacheco.

› FONTE: Agência AL

Comentários