Historicamente as mulheres preocupam-se mais com a saúde do que os homens. No meio rural, além de auxiliar na produção e ser a principal responsável pelos afazeres domésticos, a mulher também cuida da saúde da família. Com o objetivo de contribuir para que as produtoras rurais catarinenses reconheceçam comportamentos que fortalecem e enfraquecem o sistema imunológico, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o programa "Plantando Saúde".
"A iniciativa visa estimular a mudança de atitude para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis", explica a coordenadora do programa no Estado, Estela Macedo. Em outubro os municípios de Vargem e Abdon Batista, no meio oeste, terão ações do programa nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira), respectivamente.
De acordo com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o programa auxilia na identificação de comportamentos que promovem e previnem doenças, incentivando o autoconhecimento e a opção por atitudes saudáveis.
Serão abordadas as principais doenças crônicas não transmissíveis, causas e consequências, com foco no planejamento de ações pessoais voltadas ao autocuidado.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que as atividades relacionadas à saúde promovidas pelo Senar/SC têm caráter educativo e preventivo e são consideradas prioritárias, por possibilitar a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes que favorecem uma melhor qualidade de vida nas comunidades rurais.
› FONTE: MB Comunicação