Na próxima quinta-feira, 13, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançará o novo portal da instituição, em www.udesc.br. Feito por técnicos e professores da instituição, a página estará mais moderna, com melhorias em navegação, acessibilidade, organização e hierarquização do conteúdo, layout, parte gráfica e fotografia.
Um dos principais atrativos do novo site será o acesso por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, totalmente adaptado ao formato mobile. O lançamento e a apresentação da página ocorrerá durante a sessão do Conselho Universitário (Consuni), em Florianópolis, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela página vc.udesc.br.
Nesse dia, o novo site estará disponível à comunidade interna da universidade que estiver conectada nas redes sem fio e nos computadores da instituição. Devido ao processo de migração na internet, a página estará totalmente acessível ao público externo até 15 de outubro.
Acesso a informações
O novo portal facilitará o acesso a informações sobre as atividades-fim da universidade como cursos de graduação e pós-graduação, além de outras ações de ensino, pesquisa e extensão.
A página principal também permitirá o acesso rápido a assuntos de relevância por público específico – comunidade, alunos, professores e técnicos.
Outra área que ganhou destaque é a transparência, com uma aba específica na capa do portal, a partir da qual podem ser acessados balanços e relatórios contábeis e de gestão.
Nessa área, também estará publicado o "Udesc em Números", que apresenta os dados da universidade sobre ensino, pesquisa, extensão, servidores, receitas, despesas, custeio, investimento, entre outros indicadores, em forma de gráficos e com atualização contínua, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).
A página também dará mais visibilidade às notícias da universidade, com um campo para manchete, três destaques e oito títulos na capa do portal. Além disso, permitirá acesso rápido aos perfis oficiais da Udesc nas mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat (@udesc).
"Vamos inaugurar uma nova era na universidade, principalmente na melhoria do relacionamento com nossos públicos externos e internos com o novo portal na internet. O site é a porta de entrada da instituição para a sociedade", ressalta o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.
Após o lançamento do novo site da Udesc, os portais dos centros de ensino da universidade também serão renovados com as mesmas propostas e plataforma. Esse trabalho envolverá jornalistas, representantes de comunicação e técnicos de Tecnologia da Informação de todas unidades. A previsão é de que, no próximo ano, todos os centros estejam dentro da plataforma do novo portal.
Equipe multidisciplinar de desenvolvimento
Os trabalhos de concepção e elaboração do novo site da universidade começaram após o lançamento da Política de Comunicação da Udesc, a partir de uma equipe multidisciplinar de servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design.
O desenvolvimento do portal ficou por conta da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), liderado pelo secretário da pasta, Jairo Wensing, e pelo coordenador de Portais Corporativos, Jean Carlos Abreu.
A definição, o levantamento, a organização e a alimentação do conteúdo envolveram profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom), como o ex-secretário da pasta e atual chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Augusto, e o atual secretário, Luiz Eduardo Schmitt.
Já o layout e a parte de design da página teve a assinatura da professora Genilda Oliveira de Araújo, que atua no Centro de Artes (Ceart), de Florianópolis, e é especialista em desenvolvimento de portais, e contou com o apoio de bolsistas do Laboratório de Design (LabDesign).
"É preciso destacar o engajamento e a união da equipe de técnicos e professores neste projeto. Com expertise interna, elaboramos uma ferramenta moderna, que facilita o acesso à informação em todos os aspectos", afirma o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.
Levantamento fotográfico
O novo portal da Udesc valoriza também a parte visual da universidade, principalmente as pessoas, com fotografias de alunos, técnicos e professores. Durante um mês, o técnico Jonas Pôrto, que está vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, e é fotógrafo profissional, realizou um levantamento de imagens exclusivo para alimentar o site.
Pôrto percorreu os 12 centros de ensino da Udesc em todo o Estado para retratar o cotidiano de cada curso em salas de aula, laboratórios e espaços de convivência acadêmica.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc