Algumas atitudes podem fazer a diferença para realizar uma prova com tranquilidade e ter um ótimo desempenho
Mais de sete milhões estudantes, número 24% maior que no ano anterior, farão a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste final de semana, dias 26 e 27 de outubro de 2013.
O número de inscritos superou até mesmo a expectativa do MEC, que era de seis milhões. O exame é muito mais que apenas uma prova. Ele serve como vestibular para várias universidades (federais, particulares e comunitárias) e também para alguns cursos de institutos federais.
Para realizar uma prova tranquila e não correr o risco de ser desclassificado, fique atento para algumas dicas.
- Confira com antecedência o local da prova e a sua sala. Se for possível, vá até o local. Assim, pode evitar possíveis atrasados no dia do exame.
- Na noite anterior à prova, evite ir a festas e ingerir bebidas alcoólicas.
- Durma bem, se possível por oito horas e faça refeições leves.
- Chegue ao local com antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).
- Não se esqueça de levar um documento oficial com foto, pois sem ele não será possível realizar a prova.
- Use roupas confortáveis. Óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras são proibidos.
- Não é permitido usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, como: calculadora, celular, tablet, iPod, iPad, pen drives, mp3 players, gravadores e relógios. Caso leve algum deles, deixe desligado e guardado no porta-objetos (disponibilizado pelo fiscal), que terá seus dados e ficará embaixo de sua cadeira até que a prova seja concluída.
- Não deixe nada em seu bolso, pois o fiscal pode considerar uma possível forma de “cola”.
- Lembre-se também de que não é permitida a comunicação entre candidatos durante a prova ou qualquer forma de explicação de conteúdo.
- Confira se não está faltando nenhuma página no seu caderno de questões. O candidato deverá responder as 180 questões objetivas do exame e fazer a redação, elas estão divididas nos dois dias.
- Evite estudar na véspera para controlar a ansiedade e concentre-se nas questões mais fáceis, para adquirir confiança.
- Inicie por matérias com as quais você tem mais facilidade, pois se, ao contrário, você perde tempo, não consegue responder às questões e deixa o seu psicológico abalado.
› FONTE: Imprensa Unisul