Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comitê gestor do programa para reduzir as desigualdades regionais se reúne nesta quarta

Publicado em 29/09/2016 Editoria: Geral Comente!


O comitê gestor do Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais de Santa Catarina reuniu-se nesta quarta-feira, 28, em Florianópolis. Participaram do encontro o secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi, o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, o superintendente do BRDE em Santa Catarina, Nelson Ronnie, e representantes das organizações parceiras do programa.

“O importante é definirmos para onde a região vai e qual é sua vocação. Trabalhar o componente econômico vai possibilitar uma cadeia produtiva mais extensa, atração de indústrias, valorização da atividade agrária e fundamentalmente reter as pessoas e gerar renda”, comentou o secretário de Estado do Planejamento (SPG), Cassio Taniguchi.

Entre atribuições do comitê gestor do Crescendo Juntos estão articular as diversas instâncias das Secretarias de Estado envolvidas na análise e solução dos problemas relacionados ao Programa; avaliar o andamento da execução do conjunto de projetos e ações das instituições integrantes do Programa; definir prioridades e estabelecer metas e indicadores de desempenho para o cumprimento dos compromissos assumidos no Programa.

Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da secretaria de Agricultura e Pesca, além da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina e BRDE.

Sobre o Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina e Banco do Brasil.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Planejamento

Comentários