Pela terceira vez, a Defesa Civil do Estado envia equipe técnica ao Japão para participar do curso de Prevenção e Gestão de Risco, oferecido pela Agência de Cooperação internacional (Jica). Quem participa é o diretor de Prevenção, Fabiano de Souza. Ele embarca nesta sexta-feira, 30, e ficará durante um mês no país oriental.
Em novembro de 2014, o curso foi direcionado para previsão e alerta, que fazia parte do Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides (Brasil - Japão). Conforme o diretor, apenas SC e RJ participaram do projeto Gides em 2014. “Esse projeto é o que dá o escopo para a cooperação entre Brasil e Japão”, explica. Os órgãos do Governo Federal, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Defesa Civil de SC e Cemaden integram a delegação brasileira.
A expectativa do catarinense em relação ao curso de Planejamento de Prevenção é grande. “Minha expectativa é maior que a anterior porque a gama de informação será muito maior. O primeiro curso que fiz era uma pequena parte do que eu desempenho aqui na secretaria, agora ele abrange praticamente tudo o que eu faço na diretoria de prevenção”, comenta.
Para a prova final, os alunos deverão apresentar um esboço de um plano de prevenção voltado para a região de cada um. “A ideia é que ele sirva de minuta para que quando eu chegar ao Brasil, em Santa Catarina, posso dar continuidade com mais tempo junto da equipe da Defesa Civil”, almeja.
Apenas dois Estados brasileiros participam das atividades, SC e RJ. O projeto de formação começou em 2011, após a Jica finalizar os estudos no Vale do Itajaí, quando a região foi duramente castigada pelas chuvas.
› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Defesa Civil