O futsal de Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 anos, em João Pessoa, na Paraíba, está sendo a sensação do torneio. O time do Colégio Rogacionista Pio II, de Criciúma, fez dois jogos com duas goleadas. A primeira, na estreia no domingo, fez um 5 a 0 diante Escola Estadual João Gabo Sobrinho, de São Paulo. Nesta segunda, 26, aplicou uma goleada de 10 a 0 sobre IMEC Instituto Metodista, do Rio Grande do Sul.
Em dois jogos são 15 gols e nenhum sofrido o que lhe garantiu vaga na semifinal. A partida desta terça, 27, contra o Paraná só servirá para a definição do primeiro lugar da chave. Mas, segundo o treinador será o jogo mais difícil, já que o adverário é bastante qualificado.
Para o técnico Marcelo Just o segredo do time é o conjunto. “Essas meninas já estão há três anos comigo. É uma equipe que tem várias formas de jogar. Se é jogo para toque de bola, jogamos assim. Se é para jogar marcando atrás também fazemos. Se é para fazer o pivô também podemos jogar desta maneira”, explica o treinador.
Até o momento a pivô Paulinha está sendo a destaque do time com seis gols. “Ela é uma atleta muito habilidosa, rápida, não é qualquer uma que consegue marcá-la”, Elogia Marcelo Justo.
E no grupo todas podem ser consideradas titulares, pois a qualidade técnica é alta e o rodízio durante a partida é constante. Assim, Paulinha, Rafa, Kemili, Rai, Shai, Gabi, Lara e Hagta têm tudo para serem campeãs brasileiras escolar e marcar seus nomes na história no esporte de Santa Catarina.
Além do Colégio Rogacionista Pio II, de Criciúma, no futsal feminino, Santa Catarina está sendo representada em João Pessoa pelas escolas: São Francisco de Assis (Futsal masculino/São Lourenço do Oeste), Colégio Bom Jesus Divina Providência (Basquete masculino/Jaraguá do Sul), Colégio La Salle Peperi (Basquete feminino/São Miguel do Oeste),Colégio Cônsul Carlos Renaux (Handebol masculino/Brusque) , EEB Claudino Crestani (Handebol feminino/Palma Sola), Centro Educacional Cultura (Vôlei masculino/Brusque) e Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf (Vôlei feminino/Guaraciaba).
O time catarinense é gerenciado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne cerca de 3.500 atletas de todos os estados brasileiros e já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil.
› FONTE: Assessoria de Comunicação Fesporte