Com o objetivo de levar as produtoras rurais a reconhecer os comportamentos que fortalecem e enfraquecem o sistema imunológico, a fim de estimular a mudança de atitude para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o programa "Plantando Saúde". Em setembro os municípios de Irineópolis e Itaiópolis, no norte do Estado, terão ações do programa.
Em Irineópolis o evento ocorrerá nesta terça-feira (27) e em Itaiópolis na quarta-feira (28). A iniciativa é voltada para mulheres do meio rural e aborda a importância do autocuidado.
"O programa auxilia na identificação de comportamentos que promovem e previnem doenças, incentivando o autoconhecimento e a opção por atitudes saudáveis. São abordadas as principais doenças crônicas não transmissíveis, causas e consequências", visando auxiliar no planejamento de ações pessoais voltadas ao autocuidado, explica a coordenadora do programa em Santa Catarina, Estela Macedo.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as atividades relacionadas à saúde promovidas pelo Senar/SC têm caráter educativo e preventivo e são consideradas prioritárias, por possibilitar a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes que favorecem uma melhor qualidade de vida nas comunidades rurais. "Nossa preocupação maior é com o bem estar e a qualidade de vida dos produtores rurais do nosso Estado", reforça Zanluchi.
› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional