Em Florianópolis, a ViaCiclo realiza encontros com candidatos e candidatas. Dois já firmaram compromisso com a ciclomobilidade
Cidades de todo Brasil vêm intensificando o diálogo com candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais destas eleições. Objetivo? A busca de compromissos, por parte dos candidatos, com medidas que viabilizem a consolidação da bicicleta como meio de transporte.
Em Florianópolis, a ViaCiclo – Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis já reuniu-se tanto com assessores de candidatos quanto com candidatos a prefeito e prefeita. Na ocasião, apresentaram sua “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística de Florianópolis”, documento que contém 23 propostas que contribuem para que a bicicleta possa ser aproveitada, com todo seu potencial, para contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e com a democratização do espaço público.
Dentre as propostas, destacam-se: estabelecer como meta criar, já nos primeiros 18 meses de mandato, 40 km de vias ciclísticas; criar campanhas permanentes de difusão da legislação de trânsito referente à circulação de bicicletas aos condutores de veículos motorizados e aos ciclistas; e fiscalizar o cumprimento da implantação de bicicletários nos locais definidos pelo artigo 5° da Lei Complementar Municipal 78/2001.
Para Karla Antunes, Diretora Administrativa da ViaCiclo, “a disputa eleitoral é o mais interessante momento de pautar a ciclomobilidade, uma vez que há interesse bilateral pelas demandas da sociedade civil”.
Dos sete candidatos e candidatas de Florianópolis, dois já assinaram o documento: Gabriela Celestino, do PSTU, e Maurício Leal, do PEN. A candidata socialista destacou, ao assinar o documento, que “o documento possui propostas que vão ao encontro do programa do partido que é ter um transporte público, estatal, acessível e com controle democrático dos trabalhadores e trabalhadoras”. Já o candidato ecologista, afirmou que “a bicicleta está relacionada à bandeira do seu partido, pois é um veículo ecológico, saudável e que melhora a mobilidade urbana”.
› FONTE: ViaCiclo