O Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais de Santa Catarina foi apresentado ao reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, nessa segunda-feira, em Florianópolis, pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento. A ideia é firmar termo de cooperação técnica com a Universidade para aprofundar o conhecimento das regiões catarinenses.
Segundo diagnóstico do programa, Santa Catarina abriga 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento, perda de população e pouca geração de emprego na última década: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. A partir disso, o Governo do Estado propõe a elaboração de uma agenda de desenvolvimento com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada a fim de dinamizar a economia, respeitando as vocações dos territórios.
“É um programa que precisa do engajamento do setor público, instituições de ensino e da sociedade”, ressaltou o secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi.
O Crescendo Juntos conta com a parceria o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) e Banco do Brasil.
› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Planejamento