Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa para reduzir as desigualdades regionais é apresentado à reitoria da Udesc

Publicado em 12/09/2016 Editoria: Geral Comente!


Envolver as instituições de ensino no programa de redução das desigualdades regionais do governo estadual é um dos objetivos da equipe da Secretaria de Estado do Planejamento. O Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais de Santa Catarina foi apresentado ao reitor da Udesc Marcus Tomasi em Florianópolis.

Participaram da reunião o secretário de Estado do Planejamento (SPG), Cassio Taniguchi, o diretor de Planejamento da SPG, Luiz Carlos Mior, e o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades, Norton Boppré, além do vice-reitor da Udesc Leandro Zvirtes e do chefe de gabinete do reitor Thiago César Augusto.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

O diretor de Planejamento da SPG, Luiz Carlos Mior, conta que em 2015 a equipe da secretaria começou os estudos para analisar a situação das regiões catarinenses: “Aproximadamente dois terços do PIB de Santa Catarina estão concentrados em sete Agências de Desenvolvimento Regional onde vivem 55% da população, mas 61 municípios catarinenses apresentam baixo IDH para os padrões de SC. As 12 regiões de atuação prioritária do Crescendo Juntos têm 16% da população e 10% do PIB catarinense. Com isso percebemos que deveríamos construir uma estratégia para alavancar o desenvolvimento nas regiões que não seguiram o mesmo ritmo de dinamismo econômico e ainda hoje perdem população para outras regiões”.

Segundo cronograma do programa, em outubro serão realizados workshops para a elaboração das agendas regionais de desenvolvimento. “Nosso objetivo é fazer com que a Universidade participe mais e nossa marca tem que estar nesses grandes projetos”, citou o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) e Banco do Brasil.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Planejamento

Comentários