Por exigência legal, 145 agentes passaram por 90 horas de aulas na Academia da Polícia Rodoviária Federal
A Guarda Municipal de Florianópolis concluiu nesta sexta-feira (2) o curso complementar de armamento e tiro exigido para que recebesse novamente autorização para porte de arma. Os 145 agentes que passaram por 90 horas de aulas teóricas e práticas na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal (ANPRF) devem voltar às ruas, armados, já na próxima semana.
Atividades como blitze da Lei Seca, desocupações de áreas irregulares e apoio à Polícia Militar voltam a ser realizadas com o apoio de pistolas .380 e espingardas calibre 12, estas preferencialmente com munição não letal.
O secretário municipal de Segurança e Gestão do Trânsito, José Paulo Rubim Rodrigues, lembrou que os agentes retomam atividades oferecendo mais segurança à população. “A Guarda Municipal está presente na comunidade, onde muitas vezes a população conhece o agente pelo nome. A Guarda armada é uma reposta na segurança diária nas ruas e comunidades”, disse.
Para o diretor da GMF, Alex da Silveira, o retorno do efetivo armado às ruas contribui significativamente para o aumento da segurança nas ruas. “O curso só foi possível graças ao companheirismo das instituições envolvidas e com certeza eles retornam às ruas melhores do que chegaram. Agora passam a atuar”, enfatizou.
Durante as aulas, ministradas por instrutores da PRF, alunos receberam instruções de procedimento legal e proporcional aos diversos tipos de abordagens com arma e nas instruções práticas foram impostas diversas situações de confronto. O coordenador da ANPRF, Rosemberg Alves de Medeiros, ressaltou a importância da cooperação mútua entre os órgãos da Segurança Pública.
“Em várias cidades do país já estão se preocupando em fortalecer corrigindo uma lacuna na legislação. A tendência é cada vez mais termos uma Guarda Municipal capacitada e treinada”, destacou.
› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF