“Financiamento é o mais importante da história de Florianópolis”, diz prefeito
O prefeito Cesar Souza Júnior e o secretário Rodolfo Pinto da Luz (Educação) embarcam nesta segunda para Brasília para negociar, com a Secretaria Nacional de Assuntos Internacionais, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o últimos detalhes do financiamento de US$ 59 milhões com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID) para investimentos na construção de escolas e creches, na capacitação de professores e na modernização das unidades de ensino.
As reuniões em Brasília estão marcadas para os dias 21, 22 e 23 de outubro, na sede da Secretaria. Essa é a última etapa antes de o financiamento ser levado à aprovação pelo Senado, o que a prefeitura espera que ocorra até dezembro.
O primeiro financiamento internacional para educação em todo o Brasil prevê contrapartida idêntica da Prefeitura, ou seja, mais U$ 59 milhões, perfazendo portanto um total de R$ 260 milhões.
O dinheiro será integralmente utilizado na construção de 25 novos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI), dois grandes centros de educação integral (no Norte e Sul da Ilha), modernização das salas de aula e também capacitação de professores e educadores.
Financiamento estava parado havia mais de um ano
O processo do financiamento estava parado havia um ano por causa de sete restrições de crédito da Prefeitura – dívidas, problemas em prestações de contas, entre outras pendências de vários órgãos da administração. Depois de muito trabalho, a administração conseguiu superar todos os obstáculos e retomou o processo, que deve ter um desfecho ainda em 2013.
Na avaliação da Prefeitura, a licitação para construção do primeiro lote de 10 Centros de Desenvolvimento Infantil deve ser lançada ainda no primeiro semestre do ano que vem.
“Enquanto muitas prefeituras buscam financiamentos para obras e asfalto, a nossa administração trabalha em prol da formação das crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito, que considera o financiamento “o mais importante da história de Florianópolis”.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis