Aos poucos, os brasileiros têm mudado seu comportamento em relação ao fumo. É o que aponta o Holistic View, relatório anual elaborado pelo instituto de painéis de consumo Kantar Worldpanel. De acordo com o estudo, a penetração do fumo era de 28% entre os lares em 2009 e chegou a 22% em 2015, o que representa uma queda de 6 pontos percentuais em apenas seis anos e uma vitória às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil, comemorado no próximo dia 29 de agosto.
O consumo do cigarro começou a cair notadamente nos últimos quatro anos. A penetração domiciliar retraiu de 27% para 23% entre os anos de 2012 e 2015.
Já o gasto médio por lar com o fumo aumentou: passou de R$ 287,02 em 2010 para R$ 327,41 em 2015. Porém essa variação ficou abaixo da inflação do período.
A amostra do Holistic View considera 5.800 domicílios, que são expandidos para representar a população brasileira.
› FONTE: AD Comunicação & Marketing