Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Curso capacita professores que atuam na educação de jovens e adultos em espaços de privação de liberdade

Publicado em 24/08/2016 Editoria: Educação Comente!


O secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Leandro Antônio Soares Lima, participou na manhã desta terça-feira, 23, da abertura do Curso de Formação Continuada para Gestores e Professores da Secretaria de Estado da Educação (SED) que atuam na educação de jovens e adultos em espaços de privação de liberdade nos estabelecimentos penais e socioeducativos de Santa Catarina.

“Um evento deste porte reafirma o objetivo do Estado em ampliar e qualificar a oferta de educação em Espaços de Privação de Liberdade, para fortalecer cada vez mais a parceria entre as secretarias de Estado da Educação e da Justiça e Cidadania que visa à garantia do direito à educação aos internos das unidades prisionais e socioeducativas resultando em números muito positivos para nosso Estado”, destacou o secretário adjunto.

“A média de apenados que estudam no Estado é de aproximadamente 14% da população carcerária, um número superior a média nacional que alcança o índice de 8,64%. São 2.456 reeducandos matriculados na Educação Básica e também no Ensino Superior em cursos como Ciências Contábeis, Administração, História, Serviço Social e Direito, distribuídos em 43 do total de 50 unidades prisionais”, complementa Lima.

O sistema penitenciário catarinense ainda apresenta excelentes dados em relação ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade. Em 2015 2.383 apenados se inscreveram para fazer a prova, 34% a mais do que em 2014, enquanto em todo o Brasil o número aumentou só 18%. Pelo quinto ano consecutivo a quantidade de inscritos bateu recorde em Santa Catarina.

Participaram ainda da abertura do curso, realizado no Hotel Cambirela até quinta-feira, 25, a secretária adjunta da Educação, Elza Marina da Silva Moretto; a coordenadora do Programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade, Heloisa Helena Cardenuto, a coordenadora de Educação, Cultura e Esporte da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DEpen/MJ), Letícia Maranhão; o consultor do Ministério da Educação (MEC), Carlos Teixeira; o promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público (MP/SC), Marcelo Werner; a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC), Maria Elisa De Caro; e demais professores, técnicos e gestores.

› FONTE: Assessoria de Imprensa SJC

Comentários