O documento que formaliza o compromisso entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Florianópolis – SDR e a Celesc, essencial à conexão elétrica do sistema de geração fotovoltaica desenvolvido pelo Projeto REGSA/Unisul em Rancho Queimado, foi assinado nesta terça-feira (15/10). O módulo piloto do REGSA consiste na implementação de um projeto de Eficiência Energética e de Eletrificação, através de energia solar "Solarização", que transformará a escola Básica Estadual Roberto Schutz, em Rancho Queimado, na primeira do Estado de Santa Catarina a gerar, através de energia limpa e renovável (solar), a eletricidade que consome.
Em reunião promovida pela coordenação do Projeto REGSA, foram assinados os documentos essenciais à Conexão do Sistema de Geração Distribuída - Fotovoltaico instalado e a rede da Concessionária pelo secretário Regional Clonny Capistrano, responsável pela gestão da conta de energia da Escola Roberto Schutz, e pelo gerente Regional da Celesc Florianópolis Carlos Alberto Martins. A conexão possibilitará que a conta da escola participe no sistema de compensação de energia elétrica, o que minimizará os custos com esta despesa.
O módulo piloto é desenvolvido pelo projeto REGSA Brasil, composto pelos professores da Unisul José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (diretor do Projeto REGSA e professor das graduações em Administração e Relações Internacionais), Luciano Dutra (REGSA, coordenador da especialização em Arquitetura Sustentável e Bioclimática e professor da graduação em Arquitetura e Urbanismo), Norma Beatriz Camisão Schwinden (professora das graduações em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil) e Suely Ferraz de Andrade (professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo).
O Consórcio REGSA (Promoting Renewable Electricity Generation in South America - Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na America Latina) é um projeto de pesquisa com fomento da União Europeia, integrado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade Católica da Bolívia, Universidade do Chile e pela Unisul. Site do projeto REGSA: www.regsa-project.eu
Além da Unisul, participam também as Universidades de Ciências aplicadas de Hamburgo (HAW-Hamburgo), a Universidade Católica da Bolívia ‘San Pablo’ e a Universidade do Chile.
› FONTE: Assessoria de Imprensa Unisul