Uma das novidades deste ano é a criação do curso de Design de Produto, informa a presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Maria Luiza Ferraro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na última quarta-feira (17), o edital com as regras para o Vestibular 2017. Ao todo, estão sendo oferecidas 4.590 vagas, distribuídas em 102 cursos de graduação presenciais nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Segundo a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria Luiza Ferraro, a próxima edição do certame terá duas importantes novidades. “Além da criação do curso de Design de Produto, com 40 vagas, também foi instituída a exigência de teste para verificação de habilidade específica (THE) aos candidatos ao curso de Artes Cênicas.”
As inscrições podem ser feitas em www.vestibular2017.ufsc.br, no período entre 14 de setembro e 13 de outubro. O valor da taxa é de R$ 125 para todos os cursos, mas pedidos de isenção de taxa serão aceitos desde o primeiro dia de inscrições até 4 de outubro. Para ter direito ao benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); comprovar ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1,3 mil); ou ainda ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
Provas
As provas serão aplicadas em uma única etapa, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, com início às 14h (fechamento dos portões às 13h45min) e duração de quatro horas, nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
No primeiro dia da seleção, os vestibulandos responderão 40 questões objetivas de Português, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia. No segundo dia, será a vez 40 itens de Física, Química, História e Geografia. Nesse dia, também haverá uma redação.
Obras literárias exigidas:
Auto da compadecida - Ariano Suassuna
Esaú e Jacó - Machado de Assis
Poética - Ana Cristina Cesar
Olhos D’Água - Conceição Evaristo
As fantasias eletivas - Carlos Henrique Schoereder
Vitória Valentina - Elvira Vigna
Além do ponto e outros contos - Caio Fernando de Abreu
Quarenta dias - Maria Valéria Rezende
› FONTE: Agência AL